AÇORES

Angra do Heroísmo/Terceira - Patrimônio Mundial

       O Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas, divididas em três grupos: o grupo ocidental, formado pelas ilhas das Flores e Corvo; o grupo central, pelas ilhas Terceira, Faial, Pico, São Jorge e Graciosa: o grupo oriental, pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. 

       O arquipélago está localizado no Oceano Atlântico, entre os 36o e 43o de latitude norte e os 25o e 31o de longitude ocidental. Dista cerca de 1500 Km de Portugal Continental. Sua superfície é de 2333 Km2 para uma população de 256 000 habitantes.

     

       O ponto mais alto de arquipélago encontra-se situado na ilha do Pico - daí o seu nome - que conta com altitude de 2352 metros.  

 

      O arquipélago faz parte da cordilheira submarina que se estende desde a Irlanda até o sul e sudoeste. O solo é, assim, muito acidentado. A origem vulcânica dos Açores tem a sua maior expressão na ilha de São Miguel, no famoso Vale das Furnas, que teve a mais recente atividade no vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, em 1957. 

 

Hino dos Açores

 

Deram frutos a fé e a firmeza

No esplendor de um cântico novo.

Os Açores são a nossa certeza

De traçar a glória de um povo.

Para a frente! Em comunhão,

Pela nossa autonomia.

Liberdade, justiça e razão

Estão acesas no alto clarão

Da bandeira que nos guia

Para a frente! Lutar, batalhar

Pelo passado, imortal.

No futuro a luz semear,

De um povo triunfal,

De um destino com brio alcançado

Colhermos mais frutos e flores,

Porque é este o sentido sagrado

Das estrelas que coroam os Açores.

Para a frente, açorianos!

Pela paz à terra unida.

Largos vôos, com ardor firmamos,

Para que mais floresçam os ramos

Da vitória merecida.

Para a frente! Lutar, batalhar

Pelo passado imortal,

No futuro a luz semear,

De um povo triunfal.

 

 

A Festa do Divino nos Açores - Terceira - Bodo - Império de São Mateus da Calheta - CASA DO TRIÂNGULO - Faial - Pico - Santa Maria - São Miguel

 

O DIVINO NOS AÇORES:

 

    O culto ao Espírito Santo é prática comum às nove ilhas dos Açores. A fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade é sagrada para o nosso Povo e serve de “âncora” nos momentos mais angustiantes. Também pelo Divino se faz a união do arquipélago. As Festas ao Divino Espírito Santo relevam, na sua essência, fraternidade e igualdade entre todos. E os "bodos" reproduzem exatamente isto, ou seja, o sentido de partilha.
    
O "bodo" traduz-se na distribuição de pão, carne e vinho. E todos os participantes nos festejos podem comer a sopa do Divino Espírito Santo, a alcatra, o pão e beber o vinho de cheiro.

 

      O Bodo de Leite tradicional foi animado pela gente de São Sebastião, o Grupo Folclórico da Casa do Povo e as crianças da Escola.

    

 A festa em Lajes do Pico  -  Sopas em Ponta Delgada _ Verdelho - Ribeira Grande - Bodo de leite em São Sebastião - Trajos da festa do Divino na Ilha de São Jorge - Império da SerretaDescrição da Festa nos Açores - IHIT -  Os Impérios e suas Tipologias  de  LUÍSA NUNES  - Império dos Nobres - Ouça o Hino Oficial do Divino Espírito Santo cantado nos Açores.

      Os Bezerros do Espírito Santo , estórias de milagres na Ilha TerceiraFesta do Espírito Santo - Pentecostes - em Ribeira Quente - São Miguel...  A Festa no Faial - 2007... Festa na Ilha do Pico - Notícias do Município das Lajes do Pico - Casas dos Açores - III Congresso Internacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo - As Bandeiras , as Coroas  e os Cortejos e Sopas do Divino da Ilha das Flores - Bodo do dia de São Pedro nos Biscoitos - Os terços, como são rezados nos Açores - Carros de Toldo, Carros do Pão, Carros do Vinho e Carros de Boi - Império da Coroa Nova - Peditório - Festa no Faial - Os 7 Dons do Espírito Santo - A Festa em Ribeira Grande - Irmandade do DES dos Espalhafatos, Chamarritas e Culto ao Divino - HOMILIA DE D. TOMAZ, BISPO AUXILIAR - Impérios e o Espírito Santo (Pe. Joaquim Carreira das Neves, OFM) - Sobre a permanência do culto do Espírito Santo nos Açores - Dom Dinis e o culto do Espírito Santo (por Agostinho da Silva) - O Culto do Espírito Santo -

Portal do Governo dos Açores