O Divino em Ribeira Grande

 
Sopas e coroação do Espírito Santo encerram festas
03-07-2009
Espirito santo 09

 


Ribeira Grande, 5 de Julho – A Câmara Municipal da Ribeira Grande distribuiu hoje, as tradicionais sopas do Espírito Santo inseridas no encerramento das festas do concelho. No jardiom Paraiso e com o sol a brilhar, foram distribuídas 1500 sopas ao largo do Jardim Municipal. Uma iniciativa que se repetiu pelo terceiro ano consecutivo e que pretendeu envolver os munícipes do concelho na preservação da maior expressão religiosa dos Açores, bem como nas festas da elevação da Ribeira Grande a cidade.

 


A confecção das sopas do Espírito Santo envolveu cerca de 200 quilos de carne, 50 quilos de chouriço, 180 repolhos, 125 pães e 125 bolos de massa sovada.
Depois das sopas decorreu o maior Cortejo Processional de Coroas e Bandeiras do Espírito Santo do concelho.
Este ano, incorporam-se na procissão, 27 impérios do Divino Espírito Santo de várias freguesias do concelho.


Nesta procissão incorporou-se ainda o executivo camarário, que acompanhou o cortejo atrás da coroa mais antiga da Ribeira Grande, pertencente à Igreja do Espírito Santo.

 


O cortejo processional, que saiu junto à Igreja do Espírito Santo da Matriz e percorreu algumas artérias da cidade, foi acompanhado pelas filarmónicas do Santíssimo Salvador do Mundo (Ribeirinha), a Aliança dos Prazeres (Pico da Pedra) e a Progresso do Norte (Rabo de Peixe). Depois do cortejo, teve lugar uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Estrela, da Matriz. A partir das 18h00, no centro da cidade da Ribeira Grande arrancou a animação para assinalar o Dia do Comércio.

 

 Texto e foto: Ana Paula Fonseca, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Ribeira Grande
afonseca@cm-ribeiragrande.pt