Terça-feira, Maio 23, 2006

Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

 
Extraído de http://biscoitos-terceira.blogspot.com/

 
Celebra-se hoje o 13º aniversário da primeira cerimónia de entronização da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.
De acordo com artigo publicado nas páginas centrais da edição deste ano do "Almanaque do Camponez", esta confraria "foi constituída por escritura pública a 10 de Março de 1993" e "um dos desafios que enfrenta é a preservação da zona de produção do Verdelho na freguesia de Biscoitos, tendo para isso que enfrentar uma difícil luta com as autoridades locais e regionais, estando assim empenhados os 18 confrades em salvar um importante legado económico e cultural."
O mesmo artigo adianta que "a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, maioritariamente constituída por enófilos, nasceu na Ilha Terceira para defender, prestigiar, valorizar, promover e divulgar o Vinho Verdelho dos Biscoitos, e todo o vinho de qualidade da Região Autónoma dos Açores. Os confrades trajam uma capa de cor azul (cor da bandeira da Região) debruada a ouro (cor de verdelho). Para o emblema, a Confraria escolheu as armas da Região Autónoma dos Açores, emblema esse carregado de história e do agrado de todos aqueles que gostam dos Açores e sua cultura, enquanto que, a tamboladeira foi inspirada na “Taladeira” de barro, típica da Ilha Terceira, usada na prova de vinho novo.
Numa das dependências do Museu do Vinho, instituição fundada na freguesia dos Biscoitos, está instalada a sede da Confraria. Luís Brum, proprietário do Museu, foi o principal impulsionador da iniciativa, mas o lote de confrades fundadores, inclui também Adolfo Lima, Secretário Regional de Agricultura e Pescas, do anterior Governo Regional dos Açores, actualmente Secretário-Geral do ICCAT. Presentes na Cerimónia de Entronização estiveram várias autoridades regionais, de entre as quais o Ministro da República para os Açores, o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o Presidente da Assembleia da Freguesia dos Biscoitos. Marcaram igualmente presença, de entre as Confrarias convidadas, a Confraria do Vinho da Madeira e a Confraria do Vinho Verde.
A Confraria edita anualmente a revista “Verdelho”, a qual dispõe de uma variedade de temas culturais e técnicos."