A Festa do Divino em Trindade - GO

          A festa do Divino Pai Eterno acontece, a cada ano, no primeiro Domingo do mês de julho. A partir do primeiro Domingo de outubro, nós celebramos a novena mensal, sempre no primeiro Domingo de cada mês.

 

          A historia de amor, iniciada no dia que o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontrou o medalhão da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, vem florescendo a cada ano. Atraindo cada vez mais, uma multidão de devotos para contemplar o mistério de Deus no Santuário do Divino Pai Eterno, deixando o amor de Deus permear suas vidas, renovando a fé e a alegria de pertencer à igreja, comunidade dos filhos e filhas do Divino Pai Eterno.

 

          A fé crescente do povo, o crescimento do número de romeiros, moveu-nos a construir o grande Santuário do Divino Pai Eterno no alto da montanha, hoje visto por todas as pessoas que se aproximam desta cidade. Aqui, no Santuário do Divino Pai Eterno, sendo agora um templo próprio para acolher os romeiros, desvinculado das atividades paroquiais, podemos então, desenvolver uma pastoral própria para os devotos e peregrinos.

 

Extraído de : Estadão.com.br

23 de junho de 2006 - 23:02

Festa do Divino deve receber 1,4 milhão de pessoas em Trindade

Em dez dias de celebração, procissões, novenas e missas dividem espaço com festas com danças da catira, roda de violeiros, bailes e bingos
Rubens Santos

TRINDADE, Goiás - Começou nesta sexta-feira a celebração da Festa do Divino Pai Eterno. Trata-se da maior romaria do Centro-Oeste, que deverá reunir cerca de 1,4 milhão de pessoas numa das maiores celebrações católicas do País na cidade de Trindade, em Goiás. A festa termina em 2 de julho e, durante os dez dias serão rezadas 127 missas, 46 novenas, e realizadas dezenas de procissões, centenas de batizados e alguns milhares de confissões.

"A Festa do Divino Pai Eterno começa, este ano, com o tema ´Deus Pai é Amor´, que tem como fundamento a primeira encíclica do papa Bento XVI, Deus caritas est", explica o arcebispo metropolitano de Goiânia, dom Washington Cruz. Segundo o arcebispo, neste ano deverá ocorrer o anúncio da data da transformação do Santuário em Basílica do Divino Pai Eterno, inaugurada em 1974. O título foi concedido pelo Vaticano.

A cidade de Trindade, com pouco mais de 100 mil habitantes, se localiza na região metropolitana de Goiânia. A capital e a cidade são interligadas pela Rodovia dos Romeiros, com percurso de 18 quilômetros, que os romeiros percorrem a pé e em fila. O caminho é decorado por painéis representando as estações da Via Sacra, a Paixão de Cristo.

De acordo com dados históricos a cidade de Trindade, antiga Barro Preto, tornou-se centro religioso em 1840. Foi quando um casal, que trabalhava na lavoura, encontrou um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros de diâmetro com uma suposta representação da Santíssima Trindade. A notícia espalhou e deu início à comemoração festiva.

 

Carros de Boi

Um dos pontos altos da Festa do Divino Pai Eterno é a entrada de mais de 300 carreiros, vindos de diversas cidades do interior do Estado de Goiás, que participam do tradicional desfile de carros de boi. Os primeiros romeiros, que vieram a Trindade no Século XIX, chegaram de carro de boi.

Este ano os carreiros sairão da Rua 16 de julho, no centro da cidade, para depois passar pela Matriz (santuário antigo), subir a rua Santo Antonio, no bairro Santo Onofre, e seguir até o carreiródromo de Trindade.

A cidade não vive somente em torno da cantiga das rodas dos carros de boi e da fé, que leva milhares de pessoas a lotar as igrejas. As procissões, novenas, retiros e missas, na maioria das vezes, são partilhadas pelo consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas, além de festas com danças da catira, roda de violeiros, leilões, bingos, bailes, sanfoneiros e torneios de truco.

 

 

www.portaldodivino.com