O DIÁRIO DE MOGI On Line

Edição de quinta-feira, 5 de maio de 2005

Evento vai ganhar um museu

Membros da Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo criaram uma maneira de perpetuar a celebração religiosa que hoje faz de Mogi das Cruzes uma referência na Região e Estado de São Paulo.

Um acervo com esculturas, quadros, fotografias, peças (camisetas) e lembranças de todas as edições da Festa do Espírito Santo já está sendo formado por eles – a maioria ex-festeiros e capitães-do-mastro - como forma de divulgar a festa para outros municípios. “A intenção é ter um Museu do Divino Espírito Santo, para que a população da Cidade e de outras regiões entendam o verdadeiro significado da Festa, além é claro que manter viva algumas tradições”, explicou o professor Josemir Ferraz Campos, um dos idealizadores e organizadores do projeto. “Só falta definir o espaço, porque as peças já estão sendo catalogadas”, diz ele, que espera contar com apoio da Prefeitura Municipal ou comerciantes da Cidade.

Embora não tenha local definido para expor suas peças, o escultor Maurício Chaer já tem planos para as próximas edições da Festa. “Pretendo fazer uma pomba maior, com pouco mais de um metro de altura, entre outras peças”, disse ele, ontem, que neste ano participa com duas criações – esculturas em cerâmica de Jesus e Nossa Senhora. As peças de 1,70 metro de altura estão expostas até o fim de semana no D’avó Hiper.
 

www.portaldodivino.com