Itatibenses festejam a Solenidade de Pentecostes

    Na Solenidade de Pentecostes, os itatibenses celebraram anteontem a benção do Divino que representa um período de 50 dias após a Páscoa quando a igreja recebeu o Espírito Santo.


    “O Divino é a 3ª pessoa da Santíssima Trindade e traz os 7 dons: sabedoria, ciência, temor, conselho, entendimento, piedade e fortaleza”, explica o padre José Herculano Arruda, pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Belém.


    Em Itatiba, a Festa do Divino reuniu dezenas de fiéis na procissão e foi marcada também pela Santa Missa e Império do Divino, além da “Schola Cantorum Sancta Caecilia” e “Corporação Musical Santa Cecília”.


    A Praça da Bandeira ainda foi palco para o Grupo Folclórico Folia do Divino, projeção de um filme que mostrou aspectos religiosos e culturais do município na década de 50 e, também, para a barraca com o tradicional Bolo do Divino.

FOLIA DO DIVINO

    A origem desta festa remonta à época de Moisés, no período de fuga dos hebreus do Egito. Na Bíblia, este evento é citado como a festividade da colheita - quando os alimentos colhidos eram repartidos entre o povo.


    A Festa do Divino é associada, pelos católicos, à materialização do Espírito Santo em forma de pomba, na ocasião do batismo de Cristo, símbolo mantido na tradição da festa.

 

www.portaldodivino.com