O Portal das Festas do Divino Espírito Santo

profsergiomanoel@globo.com

 

Festa do Divino no Brasil

 

Festas do Divino em Vila Isabel:  1940 - 1985 - 1993 a 1998 - 1999 - 2000 -2001 - 2002 - 2003 - 2004 -- 2008 - Primeira Dominga - Coroação - Cortejo, Missa, Coroação, Procissão em   2005  - Missa e coroação em Vila Isabel - 2005 - 2006 - 2007 (vídeo) - Sopas do Espírito Santo - Festa em Vila Isabel -  2009 - Segunda Dominga - No Império (Capela) - (Rio de Janeiro), 2009 - Procissão, Missa e Coroação em Vila Isabel - 2009 - fotos - Festa do Divino no Maracanã - Rio de Janeiro - 2009 - Festa nas Irmandades do Rio de Janeiro: Olinda, Outeiro, Encantado e Engenhoca.- Festa em CATUMBI - 2009 - 2010 - 2012 - 2013

Festa do Divino na Irmandade do Maracanã - 2014

 

Você sabia? Em "Os Luzíadas", obra mãe da língua portuguesa, Camões escreveu sobre o Divino Espírito Santo.

Capa da edição de 1572 dos Lusíadas

Canto Segundo                                    Parte  1 - 11 

        Ali tinha em retrato afigurada 
        Do alto e Santo Espírito a pintura: 
      A cândida pombinha debuxada 
        Sobre a única Fênix, Virgem pura; 
        A companhia santa está pintada 
        Dos doze, tão torvados na figura, 
        Como os que, só das línguas que caíram, 
        De fogo, várias línguas referiram.

 

Os 7 Dons do Espírito Santo

Diante de um mundo que busca prazeres sem medidas; dai-nos, Senhor, o dom da Concelho.

Diante de um mundo dividido em constante discórdia; dai-nos, Senhor, o dom do Entendimento.

Diante um mundo que valoriza as aparências e exterioridades; dai-nos, Senhor, o dom da Ciência.

Diante de um mundo de incertezas; dai-nos, Senhor, o dom do Sabedoria.

Diante de um mundo que tem dificuldade em resistir ao pecado e ao mal; dai-nos, Senhor, o dom da Fortaleza.

Diante de um mundo insensível às realidades divinas; dai-nos, Senhor, o dom da Piedade.

Diante de um mundo insensível, que não teme se afastar de vós, dai-nos, Senhor, o dom do Temor.

 

    A Festa do Divino pelo Brasil.

 Índios Karipuna - AMAPÁ - Brasil

     Festa Grande ou Festa do Divino na qual fica bem visível a forma alegre e dinâmica dos Karipuna.  Os festejos do Divino ou da Festa Grande começam bem antes da quarta-feira da Ascensão e terminam após o domingo de Pentecostes. Os devotos fazem fila para beijar as fitas da imagem do Espírito Santo. (Joi Cletison - NEA)

     A população Karipuna se compõe de aproximadamente 1700 pessoas quase todas residentes às margens do rio Curipi no norte do Estado do Amapá.

O DIVINO NO RIO DE JANEIRO - SÉCULO XIX:

 

     Segundo a Profa. Martha Abreu, o Campo de Santana era, até o século XVIII, o "campo da cidade", uma vasta região que cercava a vila para além da rua da Vala (atual Uruguaiana) e onde os moradores largavam o gado para pastar. Este nome era devido à capela que lá existia, construída pela irmandade dos "pretos", segundo a mesma autora. "Até aquela época,então, o Campo não passava de um imenso espaço livre, descampado, repleto de brejos e pântanos, apenas cortado pela trilha que chegava até o engenho dos jesuítas".

     O Campo só passou a ser conhecido com o nome atual, a partir da construção da capela erigida para homenagear Senhora Santana, mãe de Nossa Senhora.

     A festa do Divino no Campo de Santana: folia, imperador, cantigas, irmandades antigas, império, leilões, barracas, Fogos de artifício, escritores, Bíblia.

A Festa do Divino       ... no Século XIX

... no Rio de Janeiro (Campo de Santana)

Livro de M. Abreu
Campo de Santana
As Folias
O Imperador
As Barracas
Os Fogos
As Cantigas
Os Leilões
Os Escritores

No Brasil ... Hoje.

Martins Pena

 

Em nossa Irmandade, Rio de Janeiro:

 

A festa sofreu algumas pequenas adaptações, devidas às particularidades de cada local. Na essência, isto é, na fé e na caridade, a festa do Divino Espírito Santo se mantém inalterada.

Na Devoção Particular do Divino Espírito Santo de Vila Isabel (DPDESVI), como nos Açores, no domingo da Trindade, é realizado o sorteio dos "pelouros", entre os irmãos. São sorteados dois conjuntos de Insígnias, um para cada uma das seis semanas em que as insígnias percorrerão as casas dos devotos. Quem for sorteado com a primeira "dominga"(semana) conduz as insígnias (coroa, cetro em salva de prata e bandeira) para sua casa, onde permanecerá até o final da semana que começa no domingo de Páscoa, no ano seguinte.. Nessa semana é rezado diariamente o "terço" e, atualmente, cantado o Hino ao Divino. A semana é acompanhada de muita alegria e festas, onde são servidas as sopas, a massa sovada e a "alcatra", de acordo com a disponibilidade dos devotos. No domingo seguinte, o devoto sorteado com a segunda dominga  vai à casa do anterior para receber as insígnias. Assim, sucessivamente, até o final da sexta semana, quando a diretoria da DPDESVI vai à casa do devoto receber as insígnias, levando-as para a capela, onde será rezado o terço durante essa semana. Na quinta-feira dessa semana é oferecida a tradicional "Sopa do Divino", aos devotos. No sábado seguinte, é oferecido o "Bodo", esmolas aos pobres, composta de carne e pão. No domingo, dia de Pentecostes, sai a procissão do Divino, indo até a Igreja de N. Sra. de Lourdes, onde é rezada uma missa de ação de graças e é feita a coroação das crianças. As insígnias permanecem duas semanas na capela e, ao final, no domingo seguinte ao de Pentecostes, Domingo da Santíssima Trindade, há novamente o sorteio, entre os devotos, das seis semanas para o ano seguinte.

 

Festas do Divino em Vila Isabel:  1940 - 1985 - 1993 a 1998 - 1999 - 2000 -2001 - 2002 - 2003 - 2004 - Cortejo, Missa, Coroação, Procissão em   2005;   Missa e coroação em Vila Isabel - 2005 - 2006 - 2007 - Pelouros 2007 - Terço 2008 em Vila Isabel - Rio de Janeiro - Brasil - Sopas do Espírito Santo - Festa em Vila Isabel -  2009 - Segunda Dominga - No Império (Capela) - (Rio de Janeiro), 2009 - Procissão, Missa e Coroação em Vila Isabel - 2009 - fotos - Festa do Divino no Maracanã - Rio de Janeiro - 2009 - Festa nas Irmandades do Rio de Janeiro: Olinda, Outeiro, Encantado e Engenhoca.- Festa em CATUMBI - 2009 - 2010 - 2012 - 2013

 

Bolo Centenário Vila Isabel

 

Pelo Brasil:

 

Trazida ao Brasil pelos portugueses logo nos primórdios da colonização, teve em Pirenópolis o primeiro registro em 1819, promovida pelo Coronel Joaquim da Costa Teixeira, consagrado como Imperador do Divino. Em maio de 1826, o Festeiro, como também é chamado o Imperador, Padre Manuel Amâncio da Luz introduziu as Cavalhadas e mandou confeccionar uma coroa de pura prata, a Coroa do Divino, oferecendo-a à Igreja Matriz. Distribuiu, de casa em casa, pãezinhos e alfenins, docinhos feitos de açúcar puro chamados de Verônicas, à população.

 Coroa de Jacobina - BA

Governo entrega recursos do Divino em Alcântara - Maranhão --- Divino no Maranhão; o particular de uma festa popular e seus diálogos. --- Dez Impérios do Divino Espírito Santo na Casa do Maranhão e Casa da Festa  --- Entrevista com as Caixeiras --- Divino e Profano - Conscientização e Espiritualidade na 3a Festa do Divino em Cambuquira - MG ---  A Vinda do Divino Espírito Santo - Herança Luso-Açoriana - Lagoa da Conceição - Valença do Piauí - Morada Nova - CE - Festa do Divino no Maracanã - Rio de Janeiro - 2010

I Encontro Cultural na Casa dos Açores do Rio de Janeiro - Festa em Bom Jesus da Lapa - Bahia. Em Caxias do Sul - A comitiva do Divino de Criúva. CAERGS na Festa do Divino em Criúva - RS. Maracanã  -  RJ - Festa na Igreja - 2006 - Fotos. Encantado -  RJ -A Festa do Divino  - 2006 - Programa. FOTOS - uma colaboração do amigo Adilson. A feijoada em Olinda. Engenho de Dentro - RJ - Outeiro de Nossa Senhora da Conceição. SABARÁ - MG -A festa do Divino  - 2006, convite e programa. Amarante - PI - Fotos da Linda Festa do Divino  - 2006...  Goiás - GO - Folia e Festa do Divino Espírito Santo  - Sorteados para 2007. ITU - SP - Desfile do Divino  - 2006. Cheiro de Deus, retratos e a Bandeira do Divino (Crônica) Itanhaém - SP -CONCURSO “LETRAS DO DIVINO” - Vencedores -  2005 e 2006. Saquarema - RJ - 2006  também tem festa do Divino. MOGI DAS CRUZES- SP - AFOGADO: Dois mil pratos servidos na primeira noite da quermesse da festa. Planaltina DF - visitem o site desta bonita festa: Novena, alvorada, pouso, barracas,missa, ... Pirenópolis - GO - uma das festas mais concorridas e famosas do Brasil:  Pousos Verônicas. Grupos Folclóricos Portugueses e Açorianos - Links. São João del Rei - MG - Fotos da festa 2006 - Santo Angelo - RGS - A Visita nas Festas do Divino Espírito Santo do Maranhão - Folia do Divino da Dona Laura de Araçoiaba da Serra (Fotos) - Festa em Saquarema - RJ - Festa do Divino em São Francisco de Goiás - GO

Origem e evolução das quadrilhas - O Divino nas Artes e nas Ciências  - Festa no Estado do Paraná - A Festa do Divino dos indíos Karipuna - Amapá, segundo Joi Cletison. Historiador, Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC -  Em Monte Alto, Arraial do Cabo, visite a  capela do Divino - http://festadodivinodemogi.blogspot.com/ - Encantado - 2009 - Festa do Encantado em 2010

 Amarante - PI

Amarante PI - Convite da  festa em 2008 - Itanhaém SP  -  Itaperuçu PR - Itatiba - Saquarema_RJ_2007 - Goiás_GO_2007 - Jacobina_BA - Corumbá_MS  - Prado_BA - O Divino em Vila Isabel - Primeira Dominga - 2007  - A festa do Divino em Viana - ES -Conheça o Centro Cultural Português da cidade de Ijuí - RS - Papa Bento XVI ganha bandeira do Divino em São Paulo, Brasil, 2007 - Festa em Andrelândia - MG - Morada Nova - CE - A Visita nas Festas do Divino Espírito Santo do Maranhão.

Wikipédia, a enciclopédia livre - Irmandades - Festa do Divino em Jacobina - BA -  Festa em Andrelândia - MG (São Vicente de Minas - MG) - O Divino em Alto-Paraíso - GO - Álbum de fotos da  festa do Divino pelo Brasil.

Irmandade do D.E.S. de Ijuí_RS no III Congresso - Festa do Divino em Formosa - GO - Página do Gaúcho - Festa do Divino -- Festa do Divino em Lamim - MG - Divino em XAMBIOÁ - TO - Festa em Paraty - RJ - 2008 -Programa da Festa do Divino em Pirenópolis - 2007 - Boas razões para conhecer a cidade de Goiás - GO ... ALFENIM - Festa em Amarante - PI - 2007 - Valença do Piauí - Itanhaém - SP - 2007 - Folia do Divino rio acima. -  Festa em São João del Rei - MG - Festa do Divino na Ilha Grande - RJ - Festa do Divino em Viana - ES - 2008 - O Divino em Albuquerque - MS - 2008 - Festa do Divino em Araruama - RJ (Paróquia São Vicente de Paulo) - Pré-lançamento da Festa do Divino - Itanhaém 2009 - V Concurso "Letras do Divino" - Premiação - 2009 - Festa do Divino na Comunidade de Lagoa da Conceição - Florianópolis - SC - TRIBUNA  Portuguesa - Primeira Encontro de Cultura Açoriana - CARJ - Desde 1854 - Santo Amaro da Imperatriz - SC - Cortejo do Divino em Amarante - 2007 - 2008 - 2009 - Festa em Oeiras do Piauí - Festa do Divino em Diamantina - MG - 2008 - Paraty - RJ - Festa do Divino Espírito Santo - Festa em Ponta Grossa - Casa do Divino - Paraná -Novenas em Ponta Grossa - Paraná - 2009 - Festa em Itanhaem 2010 - Festa em Pirenópolis_2010 - Festa em Itanhaém 2010/2011 - Festa do Divino no Maracanã - Rio de Janeiro - 2010 - Festa do Divino em Albuquerque - MS - 2012.

A Festa do Divino (Corte); Desde 1854; A Farra do boi - SC; Alcântara - MA; Amapá; Amarante - PI; Amarantina - MG; Andaraí - BA; Angra dos Reis - RJ; Arraial do Cabo - RJ; Alto Paraíso - GO; Andrelândia - MG; Araruama - RJ; Bairro Bela Vista - SP; Barra Velha - SC; Bom Jesus da Lapa - BA; B J Itabapoana - BA; Brotas de Macaúbas - BA; Caçapava do Sul  RS; Campinas - SP Cunha - SP; Caxias _ RS; Criuva - RS; Cabo Frio - RJ; Caixeiras; Cuiabá - MT; Casa do Divino - PR; Cambuquira_MG; CORUMBÁ_MS; Curitiba - PR; Diamantina - MG; Diamantino - MT; Divino e Profano; Folia do Divino; Formosa - GO; Florianópolis - SC; Flores da Cunha - RS;  Gravataí - RS; Guaporé - RO; Guaratuba - PR; Goiás - GO; Guarapuava - PR; Itanhaém - SP; Indiaroba - SE; Itu - SP; Itápolis; Itatiba; Ilha Grande - RJ; Ijuí - RS; Itaperuçu - PR; Jalapão - TO; Jaguarão - RS; Jaboticatubas; JACOBINA_BA Luziânia - DF; Lagoa Santa - MG; Lamim - MG; Mascarados; Maués - AM; Monte do Carmo - TO; Mogi das Cruzes - SP; Museu do Divino Mogi; Nazaré Paulista - SP; Ouro Preto - MG; Osório - RS; Os Pousos da Folia; Oeiras do Piauí; Paraná; Palmas - TO; Penha - SC; Paraty - RJ; Planaltina - DF; Pimenteiras - RO; Piracicaba - SP; Posse - GO; Porto Velho - RO; Porto Alegre - RS;  Pirenópolis _ GO; Posse _ GO; PRADO_BA;  Procissão - SC; Paraitinga - SP; Ponta Grossa; Rio Grande do Sul; Sabará - MG, S L Paraitinga - SP; S João del Rei - MG; Salesópolis - SP; São Paulo;  S. A. da Imperatriz-SC; S. A.da Patrulha - RS; São Luís - MA; S Luís Paraitinga - SP; Saquarema - RJ; Sabará - MG; S. Antonio da Patrulha; Santa Cruz - Goiás; Tauá - CE; Tietê - SP;  Tocantins - TO; Trindade - GO; Ubatuba - SP; Vale S Francisco - BA; Vale do Guaporé - RO; Valença do Piauí; Varginha - MG; Vacaria - RS; Viana - ES; Xambioá - TO.

A Visita - Joi Cletison - Almir Martins - SPALDING, Walter - Arquitetura - Portal da Caieira - Canoa do Divino - Jubileu do Divino - Museu - Mogi. - ADILSON - Incansável colaborador das festas do Divino no Rio de Janeiro. - Divino em Mogi -

A Revista Eletrônica do Folclore brasileiro no  33 - 57.  ALMIR MARTINS L ança CD com artistas imbitubenses -Festa do Divino em Imbituba.  Músicas MIDI - Figuras - Figuras do Divino - Músicas Açorianas - Boi Mamão MP3C. - Império em Alcântara, MA

 Livro Irmandade Divino Sabará- MG

O Império de Santo Elesbão na cidade do Rio de Janeiro, no século XVIII - Mariza de Carvalho Soares* : Já as folias de Santana e de Santo Elesbão, ambas alojadas na Igreja de São Domingos, elegem imperadores e imperatrizes. A Irmandade de Santana funda o Império do Divino Espírito Santo e a Irmandade de Santo Elesbão e Santa Efigênia o Império de Santo Elesbão.

19 Açor em São Francisco - Santa Catarina - Joi Cletison - NEA

 

ORAÇÕES: ORAÇÂO - Canto da Trindade - Hino Oficial -  Terço

Coroa da IDES de Lowell - USA

DESTAQUES: Entrevista, - Artes e nas Ciências,-  Ah, Bendito Sopro! - Incidente engraçado - Festa nos Açores - Quadrilhas -- Tipologias dos Impérios - Hino ao Divino - Festa em 1985 - Festa dos Tabuleiros  - Sabará - MG Tropeiros do Divino -  AÇOR - a festa O Pintor das bandeiras -  A Fé de D. Coração -   Novo Império dos Outeiros  - Festa em Vila Isabel - O Novo Imperador -  Encantado - 2005  -  Em OLINDA  - A Coroa do Divino -  As Cavalhadas - Índice de Festa à Brasileira - O Divino na Corte  - Memórias de um Sargento de Milícias  - Igreja do Divino  - Os Sinais do Espírito Santo - Oratórios do Divino ...  - A Festa do Divino na Corte  - Índios Karipunas  - Livro de Meri Damaceno  - Um Império visto por dentro  - Órgão de divulgação  - As Caixeiras do Divino  - Boi Mamão MP3  - Os símbolos - A Garrafa de Verdelho - Uma Festa Generalizada em todo o Maranhão - O Sonho do Quinto Império - Sebastianismo - Joaquim de Fiore - Festa em Formosa_GO - Um Incidente na Casa do Imperador - Viva o Imperador! Viva! - O Touro e o Sagrado

Facebook:     Irmãos do Divino Espírito Santo nos Açores

 

O Divino na Mídia e nas Artes:

           

A festa do Divino no Carnaval - Divino - Um auto de fé (Teatro) - Caboclos da festa do Divino (Vídeo) - Índice de Festa à Brasileira (Tese) - O Divino na Corte (Crônica) - Memórias de um Sargento de Milícias (Romance) - Os Sinais do Espírito Santo (Bíblia) - CABOFRIANÇAS - Causos Resgatados (livro) - A Fé de D. Coração (relato) -  ZUMBLICK, O Pintor das bandeiras do DIVINO (pintura) - Caixeiras do Divino (artigo de Claudia Gouveia) - Cheiro de Deus, Retratos e a Bandeira do Divino (Crônica) - Pomba do Divino, Aleijadinho, Antonio Francisco Lisboa (escultura) - Festa do Divino ganha museu em Mogi - O Divino na Corte  (Crônica) - Procissão e Farra do boi (entrevista e livro).

Bandeira do Divino - Zumblick

Visite o site ZUMBLICK - Catálogo de Obras: disponibilizado na internet desde 17 de agosto de 2009, integra o Projeto ZUMBLICK-CATÁLOGO DE OBRAS, aprovado pelo Ministério da Cultura, e é de autoria do Escritor/Jornalista Volnei Martins Bez, do Professor Valmiré Rocha dos Santos e do Fotógrafo Carlos Rocha. Foi patrocinado, através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Tractebel Energia, Eletrosul, SCGás e Nereu Guidi. Além deste site, também integram o Projeto um Catálogo impresso e um DVD.

 

Artigos Importantes: Cheiro de Deus, Retratos e a Bandeira do Divino  (Crônica) - O Divino Espírito Santo - Zelinda e Carlos Lima - Espírito Santo: O Culto e a Festa - Prof. Dra. Maria Antonieta Costa - ORAÇÕES ao Divino - Melo Morais Filho - Primeira Confraria - José Raposo - Artistas do Divino - Carlos de Lima - Adriano Souza - Os impérios - Chica Ilhéu - Joi Cletison - Almir Martins - Canudos - Contestado - Joaquim de Fiore - Sebastianismo - D. Sebastião  - O Quinto Império

 

CAVALHADAS: Origem, festividade, domingo do Divino, Mascarados

     No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, travou uma batalha épica contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa de um território. "A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França", como ficou conhecido o conflito, acabou tornando-se um símbolo da resistência e avanços da religião cristã na luta por terras e novos fiéis. No século XVIII, motivada por novos conflitos religiosos, a rainha Isabel, de Portugal, instituiu uma representação teatral a ser encenada por cavaleiros.

     Comandados por seus Reis (o mais importante componente de cada grupo), as duas frentes de batalha se encontram na casa onde é servida a "Farofa" (um reforçado café da manhã) e, após rezas e danças folclóricas, seguem finalmente para o ensaio.

 

 Na revista eletrônica : Jangada Brasil  - ... em Pirenópolis - GO - ... em Tocantins - ... Em São Paulo - ... em Ribeira Grande  São Miguel  -  ... em Guarapuava, PR - ...em Pimenteiras -  Rondônia - ... em Santa Cruz - Goiás.

Downloads: Músicas MIDI - Figuras - Figuras do Divino - Músicas Açorianas - Boi Mamão MP3

 

O DIVINO NOS AÇORES:

Corvo

ooo  

Graciosa

     

 

 

   

Terceira

AÇORES

Flores

ooo  

São Jorge

     
   

Faial

Pico

 

São Miguel

 
         

Santa Maria

 

 

 

    O culto ao Espírito Santo é prática comum às nove ilhas dos Açores. A fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade é sagrada para o nosso Povo e serve de “âncora” nos momentos mais angustiantes. Também pelo Divino se faz a união do arquipélago. As Festas ao Divino Espírito Santo relevam, na sua essência, fraternidade e igualdade entre todos. E os "bodos" reproduzem exatamente isto, ou seja, o sentido de partilha.
    
O "bodo" traduz-se na distribuição de pão, carne e vinho. E todos os participantes nos festejos podem comer a sopa do Divino Espírito Santo, a alcatra, o pão e beber o vinho de cheiro.

      O Bodo de Leite tradicional foi animado pela gente de São Sebastião, o Grupo Folclórico da Casa do Povo e as crianças da Escola.

     A festa em Lajes do Pico  -  Sopas em Ponta Delgada _ Verdelho - Ribeira Grande - Bodo de leite em São Sebastião - Trajos da festa do Divino na Ilha de São Jorge - Império da Serreta Descrição da Festa nos Açores - IHIT Os Impérios e suas Tipologias  de  LUÍSA NUNES  - Império dos Nobres - Ouça o Hino Oficial do Divino Espírito Santo cantado nos Açores.- Massa  Sovada  (Lagoa)

Arroz Doce

 

Junta da Freguesia da Matriz, Horta / FAIAL

No dizer dos foliões:

"Não há festa mais alegre que a festa do Espírito Santo. Juntem as festas todas e ela mete-as num canto "

      Os Bezerros do Espírito Santo , estórias de milagres na Ilha Terceira. Festa do Espírito Santo - Pentecostes - em Ribeira Quente - São Miguel...  A Festa no Faial - 2007... Festa na Ilha do Pico - Notícias do Município das Lajes do Pico - Casas dos Açores - III Congresso Internacional sobre as Festas do Divino Espírito Santo - As Bandeiras , as Coroas  e os Cortejos e Sopas do Divino da Ilha das Flores - Bodo do dia de São Pedro nos Biscoitos - Os terços, como são rezados nos Açores - Carros de Toldo, Carros do Pão, Carros do Vinho e Carros de Boi - Império da Coroa Nova - Peditório - Festa no Faial - Os 7 Dons do Espírito Santo - A Festa em Ribeira Grande - Irmandade do DES dos Espalhafatos, Chamarritas e Culto ao Divino - Homilia domaz, Bispo Auxiliar - Impérios e o Espírito Santo (Pe. Joaquim Carreira das Neves, OFM) - Sobre a permanência do culto do Espírito Santo nos Açores - Dom Dinis e o culto do Espírito Santo (por Agostinho da Silva) - O Culto do Espírito Santo - Festa da Santíssima Trindade,  em Vila das Furnas, São Miguel - 2009 - Império da Coroa Nova (Faial) - Espalhafatos - Visite o "Face" Festa do Divino Espírito Santo nos Açores. - Divino na Freguesia das Fontinhas - Correr os Bodos.- Império de Santo Antão - Festa 2013

Açorianos : Quem foi Tomás de Borba?Quem foi Tomás de Borba? - Vitorino Nemésio ?

A cozinha das ilhas açorianas e o povoamento - Açorianos no Rio Grande do Sul – O espaço urbano no século XVIII. Luisa Duran Rocca - Genealogia das Famílias Açorianas em Santa Catarina. - Vinda dos Açorianos para Santa Catarina

ESPÍRITO SANTO NA TERCEIRA:

 

É no Domingo de Pentecostes (1.º Bodo) e no da Trindade (2.º Bodo) que os impérios "do monte" (das freguesias rurais) realizam os bodos.    

Por isso toda a gente reserva esses dias para visita todas as freguesias, dando uma volta completa à ilha.

É o que se chama "correr os Bodos" - ... Bodos na Terceira - O Meu Bodo da Saudade de Heldo Tiófilo de Braga.

O dia de Pentecostes é festejado popularmente em todas as Ilhas dos Açores, como sendo um dos mais importantes celebrados pelo mundo católico.

TERCEIRA

Alfenim - Almoço - Biscoitos - Domingo de Bodo - Primeiro Bodo - Segunda Feira - Bodo da Trindade - Bodo do Cabo da Praia - Função em São Pedro - Massa Sovada - Montras da Cidade - Ramo Grande - São Carlos - Terço - Serreta - Verdelho Biscoitos - Álbum de Memórias retrata Império de São Carlos -  Espírito Santo na Terceira (Vídeo)  - Festas no Império da Guarita - Domingo do Bodo - Azoriana - O Espírito Santo na Serreta - Festas no Império dos Quatro Cantos - Doces daTerceira no III Congresso - Sábado de Bodo - Função do Espírito Santo - Segundo bodo de Biscoitos_2009 - Império de madeira na Terceira. Veja as FOTOS de todos os  70 (setenta) IMPÉRIOS  da Ilha Terceira (Açores). Todos  os 177  Impérios do Espírito Santo dos Açores. Império de madeira na Terceira. Estórias de milagres - Bezerros do Divino.

 

Tradição - Resolução - Artigos - Póvoa - Sanjoaninas - Serreta - Alenquer - ... no Continente - Biscoitos - Verdelho - Ribeira Grande - Altar do DES - A Vinda do DES - Lajes do Pico - Artesia - Garrafa de vinho - Faial - 2007 - Lajes do Pico. - Tipologia dos Impérios - Voa Voa Alva Pomba , Salve o Espírito Santo e Irmãos do Divino Espírito Santo,de Azoriana - O Meu Altar para o Espírito Santo - Festa do Grupo de Jovens da Feteira - Lindo Altar do Império do Outeiro, freguesia da Conceição, Terceira, o mais antigo dos Açores - Praia da Vitória, Lajes - Império de Santo Amaro, Ribeirinha, Terceira.- Festas do Divino na Ilha Terceira - Açores - 2012

 

Casa da Cultura da Ilha Terceira : Casa da Cultura da Terceira é um serviço externo da Direcção Regional da Cultura, com responsabilidade específica em relação à ilha Terceira, cujas atribuições genéricas são prestar apoio a atividades de reconhecido interesse cultural.

Atende aos internautas com presteza e boa vontade!

   

 

 

Danças Típicas Lusitanas

Chamarrita

Tirana

Malhão Velho

Chula

Trajes Típicos

Cana Verde

Cantoria Popular

Selo dos Açores

 

São Paulo

Ilha

Santa Catarina

CAERGS

 

Casa dos Açores do Quebec

Nova Inglaterra

 

O culto do Espírito Santo nas naus portuguesas no caminho para as Índias

Os 750 anos de D. Diniz

 

 

Livro fotomemória de autoria de Francisco Ernesto de Oliveira Martins - 1983

 

Nota introdutória:   Em louvor do Divino e ... dos açorianos.

O Senhor Espírito Santo

Hino do Espírito Santo

Vitorino Nemésio

O Espírito Santo do Encantado

Dignidades e Insígnias

Coroas para Coroações

Faiança Açoriana - Fins dos Séculos XIX e XX

O Espírito Santo e as Calamidades

Impérios ou Teatros e as Despensas

Alguns Impérios

Documentos sobre o Divino nos "Annais  da Ilha Terceira"

As Irmandades

Os Foliões

As Coroações

Os Bodos

As Procissões

As Touradas  a Corda

Os Milagres do Divino Espírito Santo

Festividades Religiosas e Profanas

Ata da  2ª Sessão Ordinária de 1960 no Boletim do IHIT

Por um Punhado de Espírito Santo

 

 

O Divino no Canadá - Edmonton - Domingas 2007 - O Bodo no Canadá -- Império de São Pedro - Festa em Artesia e Paramount - Califórnia - USA - Sanjoaninas 2007 - Devoção ao Divino Espírito Santo na Irmandade Açoriana no Sport Club Lusitânia de Toronto - Festas em Honra do Divino Espírito Santo  em Scarborough, Ontário. - Coroa doada por açoriano do Canadá. - Festa do Espírito Santo na Ribeira Quente (São Miguel) e em Edmonton (Canadá) - 2009

Veja as fotos da festa na Irmandade DES da Igreja de São Sebastião - Toronto - Canadá

Cambridge: Império de São João em festa - 2010

Feast of the Holy Spirit  - Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra. - Cortejo Etnográfico e Bodo de Leite - Festa do Divino em San Diego, Califórnia. - IDES of Saint John - SES de Santa Clara - Califórnia - Festa do Divino Espírito Santo em São José, Califórnia - Last year's Holy Ghost Festival  - Plymouth - Azores Imperios Espirito Santo - 2009 Annual Holy Ghost Festa - THE FESTIVAL OF THE HOLY GHOST - San Pablo Portuguese Festa - FEAST OF THE HOLY SPIRIT  - Portuguese Community of Artesia.

Direcção Regional da Cultura dos Açores
Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Instituto Açoriano da Cultura
Instituto Histórico da Ilha Terceira
Centro de Conhecimento dos Açores
Direcção Regional de Turismo
Museu de Angra do Heroísmo
Biblioteca de Angra do Heroísmo