FESTAS EM HONRA DO DIVINO ESPíRITO SANTO

SEXTA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2009 (P.M.)  

Por este mundo além, onde existe um ser português, com ele está as nossas festividades tradicionais, sejam elas religiosas ou profanas, são sempre relembradas e vividas com muita alegria, devoção e animação, com o objectivo de manter vivas e bem vincadas estas mais lindas tradições da nossa linda cultura, trazidas pelos nossos tão queridos antepassados, das nossas terras que lá longe ficaram, mas sobre pensamento, continuam bem perto, graças aos muitos eventos levados a efeito no além fronteiras, nomeadamente os acontecimentos religiosos, que são sem duvidas as devoções às lindas festividades em Honra do Divino Espírito Santo, que como sabemos são levadas a efeito no sétimo domingo depois da Páscoa, tradição esta que veio das nossas gentes açorianas, que ao imigrarem com destino a outros horizontes, levaram consigo na mala da bagagem, um pequeno símbolo, a Bandeirinha e a Coroinha do Divino Espírito Santo, assim como também uma pequena imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entre outras imagens, afinal, é a fé das nossas gentes, um povo que continua a preservar os seus princípios religiosos, seus usos e costumes tradicionais.

(Clique nas fotos para aumentar)

Foi com esta fé e devoção, que nos dias entre 27 a 31 de Maio de 2009, foram levadas a efeito as grandiosas festividades em Honra do Divino Espírito Santo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Scarborough Ontário, Canadá, do dia 27 ao dia 30 pelas 18.30 da tarde, deu-se a cerimónia da reza do terço, seguindo-se a Santa Missa presidida pelo Sr. Bispo Dom António Sousa Braga, vindo dos Açores a convite dos mordomos Manuel e Zurita Morgado, para estas celebrações Divinas, no dia 29 depois do terço e da Santa Missa, deu-se as Cerimónias da Bênção das Pensões, pão, vinho e carne que depois de terminadas, sobre umas grandes mesas encontrava-se, maça sovada, arroz doce e refrigerantes, tudo gratuito para quem quisesse saborear, tudo em Honra e Louvor do Divino Espírito Santo, afinal festa do Espírito Santo é assim, naquela festa a abundância era constante onde nada faltou, deixando toda a gente bem disposta, puderam divertir-se com a boa disposição e boa música, que foram as tradicionais cantigas dos “Foliões” e o maravilhoso grupo “Cantares de Outrora” vindos da Freguesia dos Arrifes, Ilha de São Miguel, Açores, no sábado, a entrega das pensões aos irmãos continuou durante o dia, da parte da noite, o serão musical voltou.

(Clique nas fotos para aumentar)

No domingo dia 31, pelas 11.15 da manhã o cortejo saiu do salão paroquial percorrendo o giro habitual voltando à igreja, sendo depois celebrada a Santa Missa Solene, presidida pelo Sr. Bispo Dom António Sousa Braga, nesta Solenidade tomaram parte as seguintes figuras governamentais, Sua Exa. Dr. Carlos César, Pres. do Governo Regional dos Açores, Dr. Francisco Coelho, Pres. da Assembleia Legislativa dos Açores, José Maria Sousa, Pres. da Junta de Freguesia dos Arrifes, Ilha de São Miguel, Açores, Dr. António Pedro Costa, Deputado da Assembleia Legislativa dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, Secretário Regional, Dr. Sérgio Ávila, e claro Carlos Botelho, Pres. da “Casa dos Açores do Ontário” entre outros.

(Clique nas fotos para aumentar)

Logo a seguir no salão da referida igreja, foram servidas as tradicionais Sopas do Divino Espírito Santo, e de novo o bom convívio musical, com música para dançar proporcionada pelo “TNT. Prodution” e “Cantares de Outrora”, com um pequeno intervalo para que se pudesse fazer o sorteio das domingas para o próximo ano de 2010, de parabéns estão os simpáticos mordomos Manuel e Zurita Morgado, pela linda festa do Divino Espírito Santo que levaram a efeito, assim como a sua vasta irmandade, e todos quantos ofereceram seus trabalhos voluntários, para que com muito orgulho mais uma vez serem celebradas e honradas estas grandes festas em Honra do Divino Espírito Santo, afinal, enquanto houver fé, à festa.

Natividade e Carlos Ledo
Texto e Fotos
Mississauga, Ontário, Canadá
natividadeledo@rogers.com