O Acadêmico - Boletim Informativo da Faculdade de Sabará - anuncia:

O Novo Imperador do Divino em Sabará - MG.

          " No domingo de Pentecostes, dia 15 de maio, o nome de nosso Vice-Presidente e Diretor Jurídico, Dr Marcelino Maia de Lima Guerra foi premiado no sorteio  da Associação do Divino Espírito Santo de Sabará para ser o novo Imperador do Divino. O outro nome contemplado foi o do Advogado Argemiro Ramos, para ser o novo Mordomo da Bandeira do Divino."

          " Ao primeiro caberá a honra de ser o principal festeiro do Domingo de Pentecostes do ano que vem e, ao segundo, a honra de ser o principal festeiro da Bandeira do Divino, no sábado da véspera de Pentecostes. "

          " ... "

         " Em Sabará, até hoje é distribuído o "Pão do Divino" para todos que acompanham a procissão, mas a carne tem tido sua distribuição limitada somente aos Sócios da Associação do Divino e o "bodo", aos componentes da Banda de Música Santa Cecília. É importante frisar que tanto a carne como o pão são doações de um açougue e de uma padaria da cidade."

        " A Associação do Divino Espírito Santo de Sabará, fundada no ano de 1772, é presidida pelo empresário Humberto Del Rio, tendo por Diretores o Sr. Ailton Antônio da Silva, o Prof. Pedro Paulo Pereira e o Sr. Hilton do Carmo. Essa Associação, juntamente com o Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Padre Luiz Fernando de Oliveira, promove os festejos anualmente."

        " A programação compreende 40 dias de encontro de orações, depois as missas e procissões, concluindo com o sorteio (em público e com duas crianças retirando os papéis das "cumbucas"). Nesse sorteio, todos os Sócios que não tiveram a sorte de serem premiados como Imperador ou Mordomo, recebem uma função típica de servo de um castelo medieval (Limpador das Cavalariças, Tratador dos Pássaros, Porteiro do Castelo, Vigia da Torre Mestra, Contador de Histórias, Caudatário, Capitão da Guarda, Escudeiro, Guia dos Cegos do Palácio, Boticário, Bobo da Corte, Pajem, Áio Real, Cocheiro, etc.) Essas "nomeações" são recebidas em clima festivo e de brincadeira."

        " No ano que vem, Sabará completará 234 anos que festeja o Divino. Anote em sua agenda: para 2006, o Dia de Pentecostes será em 4 de junho e as comemorações em Sabará, com o Imperador Marcelino Guerra e o Mordomo Argemiro Ramos, começam 40 dias antes."

         O nosso Portal da Festa do Divino Espírito Santo agradece ao caro amigo Dr. Mario Guerra o envio do Acadêmico, boletim informativo da Faculdade de Sabará, que já faz parte de nossas leituras obrigatórias e é recebido com interesse e alegria.