Festa de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo

Santo Antônio da Patrulha realizou festa em louvor ao Santo Padroeiro

         

“Em outubro deste ano, a Paróquia de Santo Antônio completa 243 anos de existência”

O município de Santo Antônio da Patrulha, a 80 km de Porto Alegre, realiza mais uma Festa em homenagem a Santo Antônio e ao Divino Espírito Santo no próximo dia 12, a partir das 9h com missa solene. As festividades iniciaram no dia 10 de abril com uma programação tradicional de novenas, bênçãos e celebrações litúrgicas e seguem até o dia 13 – Dia de Santo Antônio. Esta festa tem crescido ano a ano, como demonstração de fé, o que comprova a sua importância para os munícipes e também para toda a comunidade gaúcha. Esta também é uma oportunidade para muitos patrulhenses que, por hora, não estão mais no Município, mas aproveitam a festa e voltam às suas origens, visitando e contemplando as belezas naturais, os pratos típicos, resgatando a cultura em geral.

Origem de Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa

É comemorado, tanto no Brasil quanto em Portugal, em festas religiosas e folclóricas. Nascido em Lisboa em 15 de agosto de 1195, entrou primeiro para a ordem dos Monges Agostianos e, em seguida, tornou-se franciscano. Morreu aos 36 anos, em Pádua. Santo Antônio é invocado pelos fiéis sempre que um objeto é perdido. Também é conhecido como Santo Antônio Casamenteiro.

Origem do Divino Espírito Santo

Desde o início do mês de abril os Tropeiros do Divino estão visitando as famílias no interior, com a bandeira que representa o poder da fé no Divino Espírito Santo, anunciados pelo som do tambor. A receptividade das famílias fazem com que os tropeiros se unam à mesa em confraternização à comunidade, recebendo às suas oferendas. No dia da festa, os tropeiros participaaram da procissão, juntamente com os piquetes, quando receberam as bênçãos religiosas, em frente a Igreja Matriz, revivenciando assim, as antigas tradições trazidas a mais de dois séculos pelos açorianos e hoje fazem parte da história como a primeira Paróquia, por devoção a Santo Antônio, no Rio Grande do Sul.

Turismo Religioso

A fé, a religiosidade e a tradicional cultura cristã dos imigrantes açorianos fizeram de uma capela, antigamente localizada em frente a Prefeitura onde atualmente é a Pira, a base do Município. Atualmente, a imagem do Santo, em tamanho natural, está na Igreja Matriz de Santo Antônio. Em outubro de 2004, chegou de Lisboa, trazida pelo padre Jair, a imagem de Santo Antônio Peregrino, onde iniciou a sua peregrinação por todos os municípios que têm Santo Antônio como padroeiro. No Município, o Santo recebeu em homenagem um hino denominado “Santo Antônio Peregrino”, letra e música de Helenita Markowski.

Outros locais que abrigam as imagens do Santo é o Oratório de Santo Antônio, próximo a Igreja Matriz e os Caminhos da Fé, uma viela que liga a Igreja Matriz ao Casario Açoriano, com altares em homenagem a 20 santos e é parada obrigatória para quem quer suas graças atendidas. O local é aberto ao público e de fácil acesso. Mas, a maior imagem no Estado, com 15 metros de altura, está no Parque da Guarda, no bairro Lomba da Páscoa, com visitação das 9h às 18h. Os locais sacros em Santo Antônio não terminam por aí, a comunidade e os visitantes possuem outras opções como as Grutas de Nossa Senhora de Lourdes e da Saúde, cercadas de natureza exuberante e abertas ao público o ano inteiro.

Nos dias 12 e 13, o Município recebeu a visita de diversos turistas, entre eles os integrantes da Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori) que estarão percorrendo os pontos turísticos de Santo Antônio e levando para seus locais de origem um pouco da cultura e da tradição patrulhense.

 

Festeiros – Santo Antônio

Antônio Carlos e Sandra Brito

Everson Alcione de Fraga e Carine Ramos Souza

Gilmar e Marlise Wink

Reginaldo e Elizabete Silveira

Valdemar e Rosa Marli Porcher

 

Festeiros e festeiras – Divino Espírito Santo

Ana Clara da Silva

Geneci Pinheiro dos Santos

Gládis Collet e Manoel Padilha

Helio e Sônia Peixoto

Luiz Carlos e Maria Helena Santos

Festeiros de Honra

Aníbio Moreira da Silva e Teresinha Passos da Silva

Programação:

Dia 12.6

9h – Missa Solene em Homenagem à Santo Antônio e ao Divino Espírito Santo, com a participação dos festeiros e festeiras, quadro de mordomas, aias e santoantoninhos

10h30 – Procissão pela avenida Borges de Medeiros/Cavalgada da Praça Nossa Senhora da Boa Viagem até a Matriz de Santo Antônio, pela Várzea

12h – Almoço Festivo no Ginásio Paroquial de Santo Antônio

14h – Festejos Populares com animação de banda

15h – Missa na Matriz – “Espírito e Caridade”

20h – Missa em Ação de Graças e Dia dos Namorados

Dia 13.6

12h – Sopão do Espírito Santo – Ofertado à comunidade, por diversas entidades, em frente a Igreja Matriz, resgatando as antigas tradições açorianas

15h – Missa em Louvor a Santo Antônio e Divino Espírito Santo

Apóiam esta festa : Prefeitura de Santo Antônio, através Secretaria de Cultura e Turismo, Museu Antropológico Caldas Júnior, Rádio Itapuí, CTG’s Cavaleiros e Integrantes da campeira dos CTG’s, ACISAP, APATUR – Piquetes de Laçadores de Santo Antônio, Tropeiros do Divino, Folha Patrulhense, Brigada Militar, Rádio Comunitária, Emater, Associação Patrulhense de Artesões, União Municipal de Artistas e Artesões, Corpo de Bombeiros e Instituto Histórico e Geográfico.