Festa do Divino

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA QUADRILHA



De onde vem a Quadrilha?

     Não há dúvida alguma que ela chegou ao Brasil através da França. O pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas Por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona."

     Os estudiosos e pesquisadores musicais dizem que ela foi introduzida no Brasil no início do século 19, com a vinda da corte Real Portuguesa e com as várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época. A aceitação foi instantânea, transformando-se quase numa dança oficial de todos os saraus elegantes, e segundo relata Pereira da Costa em trabalho sobre folclore, publicado em 1908, a quadrilha já havia chegado ao povo e se vulgarizado em 1837.

Quadrilha


     Também
Melo Morais Filho, no livro "Festas e Tradições Populares do Brasil", afirma que a quadrilha já era tão popular em 1853 que tinha se transformado numa dança de corporações profissionais, uma delas a dos Barbeiros Cariocas, que a executavam nas Folias do Divino. A observação de Meio Morais Filho é, por sinal, muito curiosa, pois fornece um dado muito importante de como a quadrilha chegou às festas juninas. É só olhar o calendário e observar que a Festa do Divino, em que se comemora o Espírito Santo, é celebrada muito próxima ao mês de junho e das datas dedicadas aos santos juninos. Em 1992, por exemplo, a Festa do Divino ocorreu no dia 7 de junho. Em 1993, no dia 30 de maio, datas bem próximas às dos santos. Por uma questão de aculturação simples, aquela dança, de forte apelo massa popular, rapidamente conquistou aquela imensa massa popular que já fazia das festas de junho uma das suas maiores manifestações. E a quadrilha chegou, a São João, Santo Antônio e São Pedro para não mais deixar..