Comissão de Gravataí participa de novena do Divino em Osório - RS - Brasil

Um grupo de 20 pessoas de Gravataí, comandado pelo casal imperador da Festa do Divino de Gravataí, Cilon e Celenira Peixoto, participou na noite de ontem (29) da novena da Festa do Divino em Osório, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Durante a cerimônia, que foi celebrada pelo padre César Leandro, da Igreja Santa Terezinha, de Porto Alegre, Cilon prestou uma homenagem em nome da Comissão Organizadora da festa de Gravataí para os festeiros de Osório.


Após o culto, numa rápida reunião, ficou acertado que o tradicional grupo Tropeiros do Divino, de Osório, participará da primeira noite do tríduo de Gravataí. A Festa do Divino de Osório também será realizada no dia 4 de junho, mesma data de Gravataí.


Tríduos
          O tríduo religioso da Festa do Divino de Gravataí começa na noite desta quarta-feira (31) na Igreja Matriz (com a presença do grupo Tropeiros do Divino, de Osório). A cerimônia, que terá como tema “Fé”, será presidida pelo padre Jorge Lermem e homenageará a comunidade da Santa Isabel. Após o culto, que começa às 19h30min, serão realizadas atividades no Salão Paroquial.


A animação ficará por conta do Grupo de Dança do CTG Rincão da Amizade. Será servida uma canja aos presentes. O tríduo prossegue no mesmo horário nas outras duas noites. O tema “Esperança” será debatido na noite de 1º de junho, celebração que terá o padre Darlei Kummer e homenageará a comunidade Menino Jesus de Praga. Logo após, no salão, será servido um carreteiro e o grupo Mensageiros da Boa Nova fará o show.


A última noite (2), terá como tema “Caridade” e como celebrante o padre Ângelo Bohn. A comunidade de Santa Luzia será a homenageada e após o culto será realizado um bingo no salão, tendo pastéis no cardápio.


Bispo
A Festa do Divino prosseguirá na tarde de sábado, quando o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni estará ministrando o sacramento da Crisma, às 16 horas. A culminância de toda a programação acontecerá no domingo (4), com missa festiva (9h30min), procissão (após a missa), churrasco (meio-dia) e muita festa durante à tarde, com apresentações do Rancho Folclórico da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.

Tropeiros do Divino cavalgam antes do primeiro Tríduo da festa

O Grupo de Cavalarianos Tropeiros do Divino, de Osório, vai participar de uma cavalgada pelo Centro de Gravataí na noite de 11 de maio, dia do primeiro Tríduo Religioso da Festa do Divino Espírito Santo. A cavalgada, enfeitada com as bandeiras do Divino, começará às 18h30min no CTG Aldeia dos Anjos, onde o grupo de Osório será recepcionado pelos cavalarianos locais. Depois de subir a avenida Adolfo Inácio Barcelos até o Centro, a cavalgada percorrerá a rua Dr. Luiz Bastos do Prado até o supermercado Nacional, retornando pela avenida Loureiro da Silva até a Igreja Matriz. A chegada está prevista para às 19h30min, horário do início da primeira missa do Tríduo.


A primeira noite do Tríduo terá como tema “Jesus, o caminho”. Logo depois da missa, acontecerá no Salão Paroquial a Noite Açoriana, que terá a presença da cantora nativista Marlene Pastro. Será servida uma canja aos participantes. O Tríduo continua nas noites seguintes. Na quinta-feira (12), o tema da missa será “Jesus, a verdade” e o encontro no salão, logo depois da missa, contará com show artístico de Cléa e Catuípe. Será servido um fervido. Na última noite de preparação para a festa (13), a missa terá como tema “Jesus, a vida” e haverá um bingo no salão, logo depois da celebração. Os participantes serão recebidos com pastéis.


A Missa Festiva do Divino Espírito Santo, que terá como tema “O Divino Espírito Santo gerou Cristo, que se fez Eucaristia”, acontecerá no domingo (15), às 9h30min. Logo depois, será servido um churrasco. As festividades, à tarde, terão uma apresentação do grupo da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.