Carlos Morgadinho

Esta página é patrocinada por Ganadaria Sol e Toiros.

 

Página Anterior
Número: 316
Data: SEGUNDA-FEIRA, 8 DE JUNHO DE 2009
Título: DEVOÇÃO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO NA IRMANDADE AÇORIANA NO SPORT CLUB LUSITÂNIA DE TORONTO

 

A fé no Divino Espírito Santo une os açorianos queiram eles vivam no chão das Ilhas de Bruma como na vasta diáspora. Neste contexto religioso o povo açoriano celebra anualmente as suas festas em honra da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade até ao Pentecostes, continuando estas festividades a terem enlevo durante o resto ano pelo esforço da Irmandades que se formam pelos aglomerados deste povo devoto onde se radicou já que nos Açores estes núcleos são chamados de Impérios e as celebrações e coroações centenárias são duma solenidade fervorosamente inigualável.

(Clique nas fotos para aumentar)

O altar dedicado ao Divino Espírito Santo que embelezou esta festa religiosa

Membros da Irmandade junto da Coroa e Ceptro

Aqui pelo Ontário muitas são as Irmandades que se formaram muitas delas agregadas a paróquias de igrejas portuguesas e outras a clubes e associações de raízes açorianas. Uma delas formada há pouco mais de dois anos, mais exactamente em Fevereiro de 2007, A Irmandade Açoriana do Divino Espírito Santo, tendo como seu presidente Francisco Castro e como mordomo José Ilídio Ferreira, sedeada no Sport Club Lusitânia de Toronto, organizou, na sua sede social localizada no já referido clube, situado no 103 Ossington Avenue, em Toronto, a sua festa anual, no fim de semana de 29, 30 e 31 de Maio passado, a distribuição de pensões aos irmãos e benfeitores.

Clique nas fotos para aumentar)

Momentos antes da procissão

Elementos da Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto entoando o Hino do Divino durante a procissão

Este ciclo de devoção encerrou com um farto almoço, preparado por um grupo dedicado e dinâmico de elementos voluntários, das tão apreciadas sopas do Divino, e carne, que incluiu a alcatra terceirense, no salão daquele respeitado clube da nossa comunidade lusa. O salão nobre desta agremiação estava completamente lotado, com cerca de 300 pessoas, pois não há devoto do Divino que esteja ausente destas cerimónias tão tradicionais e cuja origem se perde nas brumas dos séculos, quiçá desde os primeiros povoadores daquelas ilhas após a sua descoberta pelos navegadores portugueses, no Século XV.

Clique nas fotos para aumentar)

O estandarte, a Coroa e o Ceptro do Divino incorporados na procissão

Vista parcial do salão de festas

Este almoço abriu com uma procissão, naquele salão, com a coroa, ceptro e a bandeira do Divino, onde se juntou todos os presentes enquanto elementos da Banda do Senhor Santo Cristo de Toronto tocavam o Hino do Divino Espírito Santo, após que foi, pelo seu presidente, Francisco Castro, tempo para uma pequena oração pela comida presente e pelas almas de todos que já faleceram. Seguidamente foram servidas as sopas pelas mesas pelo já atrás referido grupo de senhoras e senhores voluntários bem como a carne e alcatra.

Clique nas fotos para aumentar)

Vista parcial do salão

O mordomo, Francisco Castro com a esposa e o casal João e Maria Fisher, também membros desta Irmandade

A tarde continuou na sua festa contagiante entre os presentes tendo havido, como é da praxe, neste tipo de convívios, arrematação de ofertas de benfeitores além de sorteios de objectos ofertados igualmente por amigos e membros desta Irmandade.

Texto e fotos por Carlos Morgadinho e O.P.
Carlos Morgadinho
www.venuscreations.ca