A Festa do Divino em 1940.

           Foi realizada na Rua Dionísio, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, na casa do Sr. João Gonçalves Nunes (Tio Joãozinho), que sorteado com uma Dominga na Irmandade do Divino Espírito Santo do Maracanã (hoje extinta, restando no local a Igreja do Divino).

Nesta foto acima pode-se ver algumas das moças da família. Da direita para a esquerda, as cinco moças são: Tia Alice (esposa do Tio Mariano); Sra. Alzira Martins Pereira, mãe do Prof. Sergio Manoel (de vestido mais escuro), que é a Zeladora mais antiga da Praça Sete (Vila Isabel), atualmente; Tia Deolinda; Tia Arminda e Tia Nira.

Nesta segunda foto, pode-se ver a Sra. Alzira segurando a Bandeira do Divino, durante o cortejo pela Rua Dionísio, no bairro da Penha, Rio de Janeiro, por volta do ano de 1940. A nossa prima Terezinha, filha do Tio Joãozinho, carrega a Coroa.

À direita da foto, aparece o Tio Joãozinho, mordomo da festa, de terno claro. A prima Ivone (filha do Tio Joãozinho) é coroada, enquanto as tias Arminda e Lourdes carregam a Coroa. A Sra. Alzira aparece logo atrás segurando a Bandeira.

Os primos João e Ivo Machado Lourenço sendo coroados.