A Festa do Divino em Jacobina  BA  2007

Essa festa acontece na cidade de Jacobina - Bahia há mais de 150 anos.

Material gentilmente enviado por Tânia Gomes de Freitas

 

Acredita-se que foram os Portugueses ou Sacerdotes que criaram no tempo da construção da Igreja da Missão na data de 26 de junho de 1864 mais ou menos, dando seqüência mais tarde à tradicional festa religiosa iniciada pelos nossos saudosos antepassados há muitos anos.
 

 

José Soares da Rocha foi Imperador da Festa do Divino Espírito Santo em Jacobina, há 150 anos aproximadamente, tendo ele dito para seus filhos e outras pessoas, que naquela época, a Festa do Divino já existia aqui nesta mesma Paróquia. José Soares da Rocha é bisavó de Leonídio Soares da Rocha Neto (Imperador no ano de 1980 e Alferes no ano de 1995).
 

 

Aproximadamente 30 dias antes da Festa do Divino Espírito Santo, é realizado o Tradicional LEILÃO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, com participação de todo seguimento sócio-econômico de nosso município, onde a Equipe responsável pelos festejos arrecada donativos – animais, aves, objetos e outros, para serem leiloados, bem como a venda de diversas iguarias que fazem parte da nossa cultura, também doados pela sociedade jacobinense.
 

 

A preparação da Centenária Festa do Divino é feita com visitas às casas, durante todo o biênio, cantando os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo através da "NOVENA DO DIVINO" e recolhendo donativos para sua celebração. Percorre as comunidades da Paróquia de Santo Antônio de canto a canto, na zona rural e urbana, anunciando a Palavra de Deus e o Domingo de Pentecostes, cume dos festejos na cidade.

 

Na véspera do dia de Pentecoste, é celebrada uma MISSA SOLENE NA IGREJA DA MATRIZ. Após a missa, toda a cidade de Jacobina assiste a Queima de Fogos que simboliza o “Fogo do Espírito Santo”. Em seguida, SAÍDA DAS BANDEIRAS  (Frutos do Espírito Santo) pelas ruas da cidade, acompanhadas pela Filarmônica 2 de Janeiro e Rio do Ouro até a Igreja da Missão.
 

No Dia de Pentecostes é realizado o CORTEJO IMPERIAL, com saída da Igreja da Missão, onde durante o trajeto até a Igreja da Matriz é libertado um “Prisioneiro”, liberado pela Justiça, ato de amor que a cada ano se realiza em nome do Espírito Santo.
Chegando a Igreja da Matriz é celebrada uma MISSA SOLENE. Após a Missa é feito o SORTEIO DO PRÓXIMO IMPERADOR E ALFERES dos Festejos do ano vindouro.
Em seguida, em cortejo, todos se dirigem às casas dos novos Imperador e Alferes, sendo-lhes entregues a Coroa e a Bandeira, respectivamente, os quais serão os guardiões desses símbolos sagrados, com a promessa de darem prosseguimento ao tradicional festejo.
 

Convidamos aos nossos irmãos a participarem dos Festejos em Louvor ao Divino Espírito Santo e para agradecermos ao Nosso Senhor Jesus Cristo por todos os Dons nos ofertados.
Aleques e Tânia/ Walber e Letícia.