II CONCURSO “LETRAS DO DIVINO”

 

O Concurso “Letras do Divino”, promovido pela Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém – APRODIVINO, com apoio da Academia Itanhaense de Letras – AIL e Departamento Municipal da Cultura, tem como proposta incentivar os escritos sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém, através da Poesia e do Conto, além de possibilitar a sua maior divulgação. Divido em duas categorias, a Estudantil (até 17 anos) e a de Adultos (a partir de 18 anos), o Concurso tem como componentes da sua Comissão Julgadora, sempre membros da Academia Itanhaense de Letras.

Em sua primeira edição, no ano passado (2005), os vencedores foram :  

Poesia-Adultos: 1º lugar: Maria Juliana Correia Pereira, de Peruíbe, com a  obra: "As Letras do Divino"; 2º lugar: Elizabeth Cury Bechir Watanabe, de Itanhaém, com a obra: "Divino Espírito Santo", e o 3º lugar: Gilson Eustáquio Chagas, de São José do Rio Preto, com a obra: "Tradição, Devoção e Fé".

Na categoria:

 Poesia-Estudantil: 1º lugar: Raphael de Oliveira Bittencourt, aluno da  8ª série de Itanhaém 8ª série, com a  obra: "Festa do Divino" e o 2º lugar: Wadson Silva do Carmo Dias, aluno da 6ª série de Itanhaém, com a obra: "Festa do Divino". 

Não houve premiação aos contos inscritos e nem ao 3º lugar de Poesia-Estudantil.

Este ano, o Concurso teve ampliada a sua divulgação para outros Estados brasileiros, levando o conhecimento da Festa do Divino de Itanhaém para mais lugares do país. A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira, dia 02, na Igreja  Matriz de Sant´Ana, no centro da cidade, a partir das 20h30, logo após a realização de mais um dia do Setenário da Festa.

 

Festa do Divino em Itanhaém - 2006

VENCEDORES DO II CONCURSO “LETRAS DO DIVINO”


              O II Concurso “Letras do Divino” conheceu os seus vencedores, em cerimônia realizada na Igreja Matriz de Santana, na noite do último dia 02/06, durante os festejos do Divino Espírito Santo de Itanhaém.

              GILSON EUSTÁQUIO CHAGAS, da cidade de São José do Rio Preto – SP foi o vitorioso na Categoria Poesia-Adultos, recebendo a Medalha de Ouro, com a Poesia: “Festa do Divino: Cerimônia de Fé!”. Na mesma categoria tivemos o 2º lugar para JONES RICARDO SELBACH, da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, com a poesia: “Carregando vidas... carregando preces” e o 3º lugar para DARLAN ALBERTO T. A. PADILHA, da cidade de Itaquaquecetuba – SP, com a poesia: “Milagre das Rosas”.  Na categoria Poesia-Estudantil a vencedora foi a aluna AGNES SOFIA GUIMARÃES CRUZ de Praia Grande, com a poesia: “Coroa de Prata”  e na categoria Conto-Adulto, MARIA CECÍLIA AGNELLI de Itanhaém , venceu com o conto: “O Velho”.


              Promovido pela Associação Pró-Festa do Divino de Itanhaém – APRODIVINO, com apoio da Academia Itanhaense de Letras – AIL e do Departamento Municipal da Cultura, o Concurso “Letras do Divino” tem como proposta incentivar os escritos sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Itanhaém, através da Poesia e do Conto, além de possibilitar a sua maior divulgação. É dividido em duas categorias, a Estudantil (até 17 anos) e a de Adultos (a partir de 18 anos). A Comissão Julgadora foi composta por membros da Academia Itanhaense de Letras. 

              Este ano, o Concurso teve ampliada a sua divulgação para outros Estados brasileiros, levando o conhecimento da Festa do Divino de Itanhaém para mais lugares do país. A cerimônia de premiação contou com a presença de um grande público e do presidente da APRODIVINO, Ernesto Bechelli, da presidente da Academia Itanhaense de Letras Solyen Cantos Aguiar, do diretor do Departamento Municipal da Cultura, Edgard da Silva, além do  prefeito João Carlos Forssell que elogiou a realização do Concurso e da importância da Festa do Divino como grande atração turístico-religiosa da Região Metropolitana da Baixada Santista.