O 1° Encontro Cultural da Casa dos Açores do Rio de Janeiro,

conta com a Presença de José Raposo e Décio de Oliveira.

 ( Extraído da Tribuna Portuguesa de 15 de setembro de 2006 )

 

Sabor Tropical

 

Primeiro Encontro Cultural dos Açores, no Rio de Janeiro

Elen de Moraes

 

Voltei da Califórnia tão entusiasmada com os portugueses, suas festas, comidas e tradições, que resolvi conhecer uma parte da comunidade do Rio de Janeiro, na Casa dos Açores, situada no bairro da Tijuca, onde moro.

Fui recebida, com simpatia e cordialidade, pela Sra. Judite Toste Evangelho, da Ilha Terceira, há 46 anos no Brasil, pesquisadora da comunidade açoriana do Rio de Janeiro, viúva do Sr. Francisco da Rocha Machado, que foi, durante 20 anos, Diretor da Casa. Conversamos algumas horas, ocasião em que me pôs a par de alguns fatos históricos das ilhas e dos emigrantes.

Depois, convidou-me a conhecer as dependências do local, as obras de ampliação de 2 alojamentos e o que me chamou a atenção e me impressionou deveras, além do grande espaço, foi a beleza da Casa, que tem como Presidente, o Sr. Raimundo Diniz Borges, como 1º Vice-Presidente, o Sr. Rui Héber de Castro Ávila e como 2º Vice-Presidente, o Sr. Álvaro Neves da Silva Mendonça. Um verdadeiro Clube, com salões de festas, piscinas e churrasqueira, para o lazer e o convívio dos sócios e suas famílias.

         Presentemente, está sob a responsabilidade da Sra. Judite, a remodelação da Biblioteca e quer entregá-la ao público, totalmente, modernizada. Esse, sempre, foi o seu grande sonho que, agora, vê transformar-se em realidade. Para tanto, contou com a colaboração, no Rio de Janeiro, do Dr. Orlando Diniz, Presidente da  federação do comércio do Rio de Janeiro e com a Direção Regional das comunidades Açorianas, através de sua Diretora, Dra. Alzira silva, que lhe deu total apoio, tornando viável catalogar digitalmente todo seu acervo, composto de livros valiosíssimos. Hoje, seu desejo é ver aquele espaço sendo utilizado tanto pela comunidade, como por quem reside nas redondezas. Dando seu primeiro passo nesse sentido, convidou os alunos da Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, com intuito de dar-lhes a oportunidade de pesquisarem, sob a orientação da professora Claudia Bosco, a cultura açoriana. Com seu dinamismo e vontade de acertar, promoveu um concurso de redação, sobre as Ilhas e esses mesmos alunos estão concorrendo aos 3 primeiros lugares, que serão escolhidos e premiados em outubro, durante a “1º Encontro da Cultura Açoriana”, aqui no Rio de Janeiro, quando a Biblioteca será reinaugurada.

 

          

            Esse encontro foi efetivado pelo Presidente da casa, por sugestão da Dra. Alzira Silva, realizando, desse modo, outro sonho da Sra. Judite, que tinha o desejo de fazê-lo, aqui no Rio de Janeiro, semelhante a um que participou na Casa dos Açores, em São Paulo. Segundo Marcelo Cota, Diretor social, a cargo de quem ficou a execução e o bom andamento desse evento, serão 4 dias de festividades, com intensa e bem cuidada programação, quando estarão presentes personalidades tanto dos Açores, como do Brasil e da Califórnia, ocasião em que o poeta e cronista da Tribuna Portuguesa, Presidente da irmandade do Divino Espírito Santo, de Sausalito, Sr. José M. Raposo lançará o seu livro duplo “Alma em pedaços” e “101 Sonetos ao Sabor do vento”. Virá acompanhado do seu amigo, Dr. Décio Garcia Machado Oliveira, dentista reformado, poeta e proeminente figura na Comunidade da Califórnia, que prefaciou um de seus livros e fará a apresentação do amigo à comunidade.

         Louvando a magnífica iniciativa, os esforços de todos e o acolhimento do Governo dos Açores, pelos seus representantes, convido aos que estiverem por aqui, nessa ocasião, a prestigiarem tão importante evento. Será, realmente, a grande festa da Cultura Portuguesa e açoriana, no nosso Estado. (Grifos do Portal)