FESTA DO DIVINO EM CURITIBA - PARANÁ

Santuário realiza tradicional visita com a Bandeira do Divino

Famílias festeiras preparam ambiente acolhedor para receber a bênção em suas residências
 Extraído da Redação Bem Paraná ( O Portal Paranaense )
 
(foto: Divulgação)
Cerca de 80 famílias de fiéis pertencentes ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão, estão preparando suas casas para receber a visita da Bandeira do Divino que inicia neste sábado (02), às 18h.

A festa religiosa que se mistura com manifestações folclóricas é semelhante a Folia de Reis, mas ao contrário desta, onde anuncia-se o nascimento de Jesus, a Festa do Divino anuncia a descida do Espírito Santo. A programação inclui mais três visitas nos dias 09, 16 e 23 de maio, além de outras atividades que são realizadas no Santuário.

“Me sinto muito honrada em receber esta visita do Divino Espírito Santo em meu lar. É a terceira vez que participo e a cada ano é mais bonita a união das pessoas,” diz Vanda Pioli, uma das devotas cadastradas para acolher os festeiros. Quem recebe as visitas são as pessoas que deixam seus nomes cadastrados antecipadamente. Mas, quem quiser também pode deixar seus pedidos e fazer o nó nas fitas da Bandeira que ficará durante todo o mês de maio, no império do Divino Espírito Santo, na capela do Santuário.

A equipe que visita as casas é formada por 15 cantores, 20 meninas que fazem coreografias, 1 alferes da bandeira e 1 imperador, além das outros 30 integrantes que seguem em procissão, vestidos com roupas coloridas. Este ano serão visitados devotos que residem próximo ao Santuário e em outros bairros como Xaxim e Alto Boqueirão. Além das famílias que se cadastram, também vizinhos e outros convidados participam. “Todos os anos convido várias pessoas para virem à minha casa. O objetivo é faze-las conhecer melhor a tradição e assim atraí-las para Igreja,” afirma Vanda.

Tradição – Realizada no Santuário Nossa Senhora do Carmo desde 2004, a “Folia do Divino” traz manifestações folclóricas envolvendo danças, músicas e muito colorido. A Bandeira é levada às residências para que cada família faça seu pedido, ao fazer nó nas fitas e benzer suas casas.

.De acordo com Geovane Rodrigues, coordenadora do evento, “a família é um dos símbolos da festa que teve origem com a primeira família que homenageou o Divino depois que a Princesa Isabel trouxe esta devoção ao Brasil”. Na visita ao festeiro reza-se a coroa do Divino Espírito Santo, para que todos sejam abençoados com os seus 7 dons: Sabedoria, Ciência, Fortaleza, Temor de Deus, Conselho, Piedade e Entendimento.

O Santuário Nossa Senhora do Carmo fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 8520 – Boqueirão

Programação:

Dias 02, 09, 16 e 23 de maio - visita da bandeira, à partir das 18h

Dia 30 de maio - Anúncio dos novos imperadores, Alferes da Santa Bandeira, hasteamento da bandeira da Festa, às 19h, seguido de jantar dançante

Dia 31 de maio – Missa solene, às 10h30 e coroação do novo imperador da Festa do Divino
 
De casa em casa

Santuário faz neste sábado últimas visitas com a Bandeira do Divino

Manifestação religiosa se assemelha à Folia de Reis
  |  Da Redação Bem Paraná
 
Fiéis beijam a Bandeira do Divino, que passa de casa em casa no Boqueirão (foto: Divulgação)

A partir das 18 horas deste sábado (23), será realizada a última visita com a bandeira do Divino às casas dos devotos pertencentes ao Santuário Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão. Desde o ultimo dia 2 de maio já foram visitadas 60 residências onde cada família faz seu pedido, ao fazer nó nas fitas e benzer suas casas.

A festa religiosa que se mistura com manifestações folclóricas é semelhante a Folia de Reis, mas ao contrário desta, onde anuncia-se o nascimento de Jesus, a Festa do Divino anuncia a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, que no calendário litúrgico vem 50 dias antes da Páscoa.