Cambridge: Festa de S. João e do Espírito Santo

Sexta-feira, 2 de Julho de 2010

Cambridge: Festa de S. João e do Espírito Santo

AÇORES SOCIEDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE CAMBRIDGE
Celebra Festa do Império de São João e do Divino Espírito Santo
Fundada em 1979 a organização da Açores Sociedade do Divino Espírito Santo da cidade de Cambridge, já promove a festa anual do Império de São João em louvor do Divino Espírito Santo há trinta e um anos. A deste ano realizou-se no Clube Português de Cambridge no passado fim-de-semana.
Estas festas têm uma identidade única e religiosa, e continuam bem vivas e enraizadas na alma do povo açoriano na comunidade portuguesa de Cambridge, à semelhança do que acntece um pouco por todo lado no Ontário onde se encontram açorianos, tanto é a fé na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade deste povo das ''nove ilhas'' do Atlântico.

O programa deste ano começou nos dias 24 e 25, com a distribuição das pensões aos irmãos de Oakville, benção da carne, pão e vinho e abertura da dispensa para os irmãos levantarem suas pensões no clube português de Cambridge.
No sábado dia 26, foi o enfeitar do bezerro e pézinho com os improvisadores, Manuel Tomás e António Rebolo, acompanhados por um grupo de tocadores de cantigas ao Desafio e actuação dos ''Irmãos Rosa'' vindos da ilha Terceira. Houve leilões de bezerros, seguindo-se música a cargo do D.J. ''Rio Connetions''.
No domingo dia 27, realizou-se a saída do Cortejo da Bierdale Plaza para a igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde foi celebrada missa e se procedeu à benção das coroas pelo Pe. António Cunha.

Ao meio-dia no salão do Clube Português de Cambridge foram servidas as sopas do Divino Espírito Santo aos idosos e doentes. Pela 13h30 formou-se um novo cortejo do portão do clube até á Capela do Divino Espírito Santo, que incorporava várias irmandades convidadas, entre as quais a Irmandade de Kitchener, Grupo da Coroa S. João de Oakville, Organização Portuguesa de Guelph City, Clube Português de Cambridge - com a sua Miss e damas de honra, Império Mariense, Organização Portuguesa Micaelense de Caridade - Império de S. Pedro, Irmandade Picoense do Ontário e a Irmandade do Açores Sociedade - Império de S. João e suas e Rainhas.


Á chegada, o conhecido loucutor Jorge Machado, do programa «Aguarela Portuguesa« de Oakville fez uma breve intervenção, juntamente com os mordomos, Bernardinho e Inês Moreira que cumpriram o segundo mandato consecutivo enquanto tal. No final receberam das mãos do Pe. António Cunha um livro escrito pelo mesmo sobre a história das irmandades de Cambridge, e a medalha comemorativa dos cinquenta anos da paróquia de N.S. Fátima em Cambridge.

Depois, e como manda a tradição foram largados dois pombos brancos pelos mordomos, símbolo no estandarte da pombinha do Divino Espírito Santo, enquanto era tocado o hino pela Banda Lira Portuguesa de Brampton.
Logo após as cerimónias, todas as organizações e pessoas presentes foram convidadas a entrar no salão de festas, onde foram servidas as tradicionais sopas em louvor do Divino Espírito Santo.
Apesar da forte chuva, que caíu durante a tarde, houve uma abertura no estado do tempo que permitiu a realização de um concerto pela Banda Lira Portuguesa de Brampton e actuação do Rancho folclórico infantil e sénior do grupo Migrante de Barcelos de Toronto.

A actuação do Rancho acabou por ser interrompida devido á chuva que voltou copiasamente a caír no parque de deversões.
O programa ao ar livre, foi alterrado devido ao mau tempo, e a festa acabou dentro do salão, com o encerramento da copeia, escolha das Domingas e entrega da Coroa aos novos mordomos para o próximo ano de 2011. Houve ainda um sorteio das rifas e o encerramento com a actuação dos artistas ''Irmãos Ros'' da ilha Terceira.


Os directores agradecem a todos os voluntários e suas familias que serviram às mesas e cozinheiras/os, pelo árduo trabalho desenvolvido ao longo dos três dias de festa. Diga-se em abono da verdade, que as sopas estavam muito boas, terminando com o famoso arroz doce, que foi servido por alma dum membro da organização falecido.
Ao presidente da assembleia geral da organização da ''Açores Sociedade do Divino Espírito Santo - Império de São João'', Hildeberto Alves, agradecemos a amabilidade como nos recebeu como também ao mordomo e sua esposa. Muito Obrigado!
-
João G. Silva.

João G. Silva