Conscientização e Espiritualidade na
3° Festa do Divino em Cambuquira (MG)
Realizada de 12 a 15 de OUTUBRO de 2006
com palestras, música, poesia e grupos folclóricos
 
Reportagem e fotos: Sergio Campos
. Organizado pela Associação Keppe e Pacheco, dentro do seu projeto STOP a Destruição do Mundo, a 3ª Festa do Divino e o Quinto Império foi realizada no Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira (MG), nos dias 12 a 15 de outubro último, com grupos folclóricos, bênção dos pães, coroação e palestras sobre as origens e significados da Festa do Divino e do Quinto Império. O evento contou com a presença de alunos da escola de Línguas Millennium de São Paulo, moradores de diversas cidades da região mineira do Circuito das Águas e turistas de várias cidades do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. E também alguns estrangeiros, 3 mulheres da Rússia e um açoriano.
 
A Festa que celebra o futuro
. A festa do Divino Espírito Santo é a única que comemora o futuro - algo que ainda vai acontecer. Todas as demais festas populares comemoram um fato que já aconteceu - alguma vitória ou momento marcante de um povo ou nação - ou o feito de alguma pessoa (santo, herói ou líder). Mas a festa do Divino é a única que celebra o futuro. "Podemos dizer que é uma festa profética, que fala de um tempo em que o mundo será governado pelo Espírito Santo de Deus, ou seja, será o Reino de Deus na Terra, por isso será um mundo justo, bom, belo e verdadeiro", disse Cláudia Pacheco, fundadora da Stop e idealizadora da Festa.
Cláudia Pacheco
Santa Isabel e Dom Dinis
As origens
. A origem da Festa do Divino data de 1296, em Portugal, onde foi instituída pelos seus idealizadores, o rei Dom Dinis e a Rainha Isabel, e foi levada séculos depois a diversas nações. Mas foi no Brasil e nos Açores que ela implantou-se de modo soberano.  

O Mundo Divino do Espírito Santo na Terra
. No passado, as cadeias eram abertas e os doentes eram visitados na ocasião da festa e, eram distribuídos alimentos gratuitamente ao povo. Tudo isso para mostrar que não haverá mais doenças, prisões alguma nem fome de nenhum tipo (nem do corpo nem da alma).
. E a coroação de um menino do povo representando o Imperador do Espírito Santo - um império não de nobres, mas de todos os seres humanos. Esse é o ideal do Quinto Império que nasceu em Portugal e deve ser realizado no Brasil, como nação protagonista de uma nova era de consciência mundial.
Atividades:

Imersão - História Secreta do Brasil
. Dentre as atividades iniciais do evento, houve um trabalho em grupo à beira do lago do Parque das Águas, em Cambuquira, onde há a água mineral com mais propriedades medicinais do mundo. O grupo discutiu sobre as origens do mito do "Quinto Império", com os pesquisadores portugueses Gisela Alcaide e Oscar Segurado, seguida de palestra do jornalista e também pesquisador José Ortiz Neto sobre a "História Secreta do Brasil" - baseada no livro de mesmo nome, da escritora, psicanalista e pesquisadora do Quinto Império Cláudia Pacheco. 

Passeio na Cidade de Campanha
. No segundo dia os participantes fizeram um passeio na "estrada real", incluindo visita ao museu e a igreja histórica da cidade de Campanha, seguido de diversas palestras sobre "Os Universais e o verdadeiro Conhecimento", pelo professor canadense Richard Jones e a professora sueca Sofie Bergqvist.

Na parte da tarde o jornalista José Ortiz explicou porque "O Português é a língua universal da Espiritualidade, com as origens no latim e a relação com povos antigos e os templários". À noite, a pesquisadora portuguesa Maria de Lurdes Pelicano falou sobre a "Mensagem" de Fernando Pessoa e as profecias do Quinto Império.
Procissão do Divino  
.  As atividades tradicionais da Festa do Divino aconteceram no sábado com os atos religiosos próprios, bênção dos pães (distribuídos para todos), a coroação, que este ano foi feito com uma menina.  Diversos grupos de cantores do Divino se apresentaram e foi feita a procissão até o parque das Águas, retornando ao Grande hotel Trilogia, onde continuaram a tocar no palco de rua, onde apresentaram músicas que contam os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo.

A energética do Quinto Império
Em continuidade as palestras, o pesquisador da Nova Física Trilógica, César Soós, falou da "Energética, base do Quinto Império", período que já estamos vivenciando em que o ser humano deverá ter mais consciência e conexão com o universo - aceitar o que é bom, belo e verdadeiro. 

Soós mostrou como é possível unir ciência, filosofia e teologia - baseado em estudos de Norberto Keppe.

 
Bênção dos Pães e das Bandeiras
Professor César Soós
Pianista Gilbert Gambucci
e Tenor Symon Orenga

 

Concerto piano e tenor - Ave-Marias
Em seguida, um concerto com o pianista americano Gilbert Gambucci e o tenor Saymon Orenga, interpretando diversas versões da Ave-Maria.

O encerramento da noite foi com o Teacher´s band e o grupo Projeto Áureo, com músicas de temas do Quinto Império e sucessos variados internacionais.
. No domingo, depois de um workshop orientado por José Ortiz Neto ("A Arte de Escrever"), ele ministrou uma palestra sobre a vida e obra de Norberto Keppe e a criação e desenvolvimento da Psicanálise Integral (Trilogia Analítica). As Festas encerraram com um Encontro no Parque das Águas.

HISTÓRIAS DE CAMBUQUIRA
Relatos sobre alguns participantes: por José Ortiz C. Neto e Lourdinha de Morais

 
 
1)     UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DE CAMPINAS, que estava passeando por Lambari, a caminho de S. Tomé das Letras, viu um cartaz da Festa do Divino no caminho e mudou de rumo para Cambuquira. Comprou um livro de Psicanálise Integral e pediu que a dra. Cláudia Pacheco autografasse, ficou encantada com tudo e quer formar uma turma  em Campinas para vir estudar redação com o professor Ortiz na Millennium, onde é aplicado o método psicolinguístico de Norberto keppe! (Ela foi reprovada num concurso recentemente, por não saber interpretar textos).

2)     A senhora Regina, conhecida professora de teatro e dança com seus característicos cabelos ruivos, que ficou sabendo de nós por um folheto no carro dela, trouxe uma jornalista de CAXAMBU para assistir à palestra sobre a ciência trilógica e as mensagens de Fernando Pessoa. Esta deixou seus dados e quer colocar nosso trabalho num jornal virtual.

4)     RECEBEMOS A VISITA DE UM AÇORIANO, que pegou folheto no carro dele, e se ofereceu para ajudar a organizar a festa no próximo ano.

5)     UM JOVEM CASAL DE VARGINHA, ele administrador de empresas, foram assistir às palestras e gostaram muito. A Lourdinha (da equipe organizadora da festa) conversou com pelo menos mais cinco pessoas que também vieram de Varginha para o evento.

6)     O admnistrador do HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO, também compareceu ao evento e gostou muito da palestra do José Ortiz sobre a ciência trilógica, sobretudo da parte da metafísica, pois estudou teologia e filosofia. Comprou o livro de Metafísica I e disse que vai ler todos do dr. Keppe.

7)    Duas pessoas de LAMBARI, que souberam do evento por cartazes e folhetos, disseram que no ano que vem vão trazer seu grupo de Festas do Divino.

8)   A professora Dirce, de CAMBUQUIRA, historiadora aposentada, disse que nunca tinha visto a história pelo prisma do livro da Dra. Cláudia Pacheco, isso faz sentido e gostou muito.
 
 

Informações:
São Paulo
- Av. Rebouças, 3819, Jd. Paulistano, Cep: 05401-450 - São Paulo-SP
                   Tel: (11) 3034-1550  /  3032-3616  
E-mail: reservas@grandehoteltrilogia.org.br
Cambuquira - Av. João de Brito Pimenta, 70, Centro, Cep 37420.000
Cambuquira-MG   - Tel: (35) 3251-1422