Festa do Divino no Rio Grande do Sul - Brasil

Santo Antônio da Patrulha

Folia do Divino

FESTA DO DIVINO EM JAGUARÃO

A paróquia do Divino Espírito Santo de Jaguarão prepara a Festa do Divino com visita da "Folia do Divino, dias 19 e 20 de maio, resgatando momentos das festas passadas. A abertura oficial da novena vai ser no dia 25 de maio com bênção e inauguração do mastro com a bandeira do Divino Espírito Santo no Largo das bandeiras. O tema da novena - O Espírito Santo e a Missão da Igreja - vai ser desdobrado em mensagens a a serem propostas por pregadores leigos e presbíteros convidados. Cada noite, movimentos, pastorais e comunidades serão noitários. No dia 30 de maio haverá mostra cultural e homenagem a ex-imperatrizes na Casa de Cultura. São festeiros Nilceleia e Moacyr Bretanha Filho e Juízes de Devoção Luciane e Cláudio Renato dos Santos. A Imperatriz é Gabriela Mano Radunz. O pároco da Divino Espírito Santo é Pe. Leduvino Benedicto Lazzarotto. No dia da festa, além do almoço beneficente ao meio dia, haverá quermesse comunitária e diversas atrações no Largo das Bandeiras. A missa festiva, presidida pelo bispo diocesano, dom Jayme Chemello, será às 19h.

 

112ª FESTA DO ESPÍRITO SANTO

A comunidade Imaculada Conceição do Boqueirão, em São Lourenço do Sul, realiza novena em preparação à 112ª Festa do Divino Espírito Santo de 25 de maio a 2 de junho. A novena, sempre às 20h, terá a participação especial das comunidades católicas das duas paróquias de São Lourenço. No dia 1º de junho haverá celebração ecumênica com participação de fiéis e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O tema da novena destaca a presença do Espírito Santo na vida da Igreja a partir dos Atos dos Apóstolos. Cada noite, além da pregação especial, haverá bênção para famílias, jovens e crianças, bem como bênção de objetos religiosos e símbolos de vida como água, grãos, óleo, sal e pães.
Após os encontros da novena haverá show com artistas locais e no dia 26 de maio, jantar-baile.
No dia da festa, 3 de junho, a missa festiva será às 10h; ao meio dia haverá almoço com churrasco e durante todo dia atrações e jogos diversos com super show e exposição da indústria e comércio da região.
O casal festeiro neste ano é João Luiz Bueno Neto e Carmem Regina Moreira Bueno e o pároco, Pe. Luiz Boaro. A imperatriz da festa é Eveline Padilha Thurow.

Festa do Divino Espírito Santo
 
Originária do século XIV, as Cavalhadas simbolizam a vitória dos cristãos sobre os mouros -711 D.C.

 

A  Festa  do  Divino  Espírito  Santo  iniciou  em  São  Sepé  com  a  chegada  do  Vigário  José  Ferreira  Guedes  no  ano  de  1879,  vindo  de  Portugal,  o  qual  se  empenhou  junto  aos  cidadãos  e  formaram  uma  sociedade  legalizada,  com  estatuto,  onde  constavam  os  direitos  e  deveres,  chamada  de  Irmandade  do  Divino.

 

 

 

PORTAL DO DIVINO