A Festa do Divino em Minas Gerais - Brasil

Ouro Preto

Lagoa Santa

Montes Claros

Serro

São João del Rei

   

Lagoa Santa

Montes Claros

Serro

São João del Rei

Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho

Divino Espírito Santo

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado a maior expressão da arte brasileira. Filho do arquiteto e mestre-de-obras Manuel Francisco Lisboa, iniciou sua aprendizagem na oficina do pai. Ainda jovem, tornou-se respeitado nos meios artísticos da Capitania de Minas Gerais, realizando significativos trabalhos como arquiteto, escultor, entalhador e imaginário.

Sua extensa obra, encontrada em diversas cidades mineiras, museus e coleções particulares, pode ser sintetizada em realizações de excepcional concepção arquitetônica e escultórica, como a Igreja de São Francisco de Assis.

Seu apelido advém de uma doença de caráter deformador, contraída por volta dos 40 anos de idade. Há divergências sobre a data de seu nascimento (1730 ou 1738), embora esta última seja mais plausível, já que seu registro de óbito, datado de 18 de novembro de 1814, em Vila Rica, onde também nasceu, conferia-lhe 76 anos. Aleijadinho está sepultado sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte na Matriz de Antônio Dias.

 
Conscientização e Espiritualidade na
3° Festa do Divino em Cambuquira (MG)
Realizada de 12 a 15 de OUTUBRO de 2006
com palestras, música, poesia e grupos folclóricos
 
Reportagem e fotos: Sergio Campos
. Organizado pela Associação Keppe e Pacheco, dentro do seu projeto STOP a Destruição do Mundo, a 3ª Festa do Divino e o Quinto Império foi realizada no Grande Hotel Trilogia, em Cambuquira (MG), nos dias 12 a 15 de outubro último, com grupos folclóricos, bênção dos pães, coroação e palestras sobre as origens e significados da Festa do Divino e do Quinto Império. O evento contou com a presença de alunos da escola de Línguas Millennium de São Paulo, moradores de diversas cidades da região mineira do Circuito das Águas e turistas de várias cidades do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. E também alguns estrangeiros, 3 mulheres da Rússia e um açoriano.
 
A Festa que celebra o futuro
. A festa do Divino Espírito Santo é a única que comemora o futuro - algo que ainda vai acontecer. Todas as demais festas populares comemoram um fato que já aconteceu - alguma vitória ou momento marcante de um povo ou nação - ou o feito de alguma pessoa (santo, herói ou líder). Mas a festa do Divino é a única que celebra o futuro. "Podemos dizer que é uma festa profética, que fala de um tempo em que o mundo será governado pelo Espírito Santo de Deus, ou seja, será o Reino de Deus na Terra, por isso será um mundo justo, bom, belo e verdadeiro", disse Cláudia Pacheco, fundadora da Stop e idealizadora da Festa.
Cláudia Pacheco

Lamim - MG

Extraído do blog: http://maisminasnews.blogspot.com/2009/06/multidao-acompanha-festejos-do-divino.html

 

Quarta-feira, 3 de Junho de 2009

Multidão acompanha festejos do Divino Espírito Santo em Lamim

 


 
Desde as primeiras horas do domingo, 31/05, a cidade de Lamim já sentia que teria um grande dia pela frente. Pelo menos a comunidade católica, que em festejos ao Divino Espírito Santo, preparou uma bonita festa.

 



 

Logo pela manhã uma multidão tomou conta das ruas e praças da pequena cidade. A missa reuniu um grande número de fiéis, que puderam acompanhar a entrada do cortejo do Imperador, nome dado ao patrono do evento.

 
Ofertórios especiais e a participação das bandas de congado, folias de reis e das muitas irmandades deram um toque de fraternidade ao culto.

No encerramento da festa religiosa, uma procissão encerrou os festejos ao Divino Espírito Santo e Lamim e seus milhares de visitantes mantiveram uma tradição que dura décadas.

Para finalizar o Imperador Mauro Albuquerque (Didiu), ofereceu a todos um almoço comunitário.
 
 

Sabará - MG

Sociedade Educacional e Cultural de Sabará

Faculdade de Sabará

Diretor Mantenedor: Dr. Mario de Lima Guerra

http://www.faculdadedesabara.edu.br/

 

     No campus da Faculdade de Sabará, foi edificada pela Mantenedora (SOECS) a Capela do Divino Espírito Santo, réplica fiel das capelas e igrejas edificadas no século XVIII, em autêntico estilo barroco.

     
 

 
   
   
   
 

A Festa do Divino em Sabará- MG

 

 
 

A retirada da Bandeira do Divino - 2005

O novo Imperador do Divino em Sabará.