A Festa do Divino no Ceará - Brasil

Ir para página inicialFestas e Tradições


Festa do Divino Espírito Santo em Morada Nova - Ceará


A paróquia de Morada Nova, tem o Divino Espírito Santo como seu padroeiro, que é comemorado seu dia no Domingo de Pentecostes. O Domingo do Espírito Santo, ao longo da formação ou criação da paróquia, verifica-se ser um dia de muita fé, de muito amor, de muita fraternidade para os moradanovenses, caravanas de conterrâneos nossos se deslocam até mesmo de outros estados longínquos para aqui, render o seu tributo de fé ao Divino Espírito Santo, para abraçar seus amigos e familiares, e também para uma festa de confraternização entre aqueles que algum tempo não se encontram; é um dia de muita alegria e renovação do sentimento de amor por sua terra.

A festa é marcada por um novenário, iniciando-se pelo levantamento da Bandeira d Divino Espírito Santo, na frente da igreja Matriz, no décimo dia que antecede o Domingo de Pentecostes, com a participação da Banda de Música, que, além de hinos sacros, executam dobrados, entre outros, o dobrado “Saudades da Minha Terra” ; vale a pena relembrar a regência do maestro Luis Coutinho (o maestro Coutinho); a festa tem inicio as 17h30min horas de sexta-feira, com o dito levantamento da Bandeira. Em algumas décadas passadas, eram organizados os partidos; alguns partidos das décadas “1937 a1943”, eram:As Teresinhas (como presidente o então prefeito Eduardo Girão Sobrinho) e As Ineisinhas (como presidente o Sr. Euclides Andrade de Nântua), Também os partidos – Amor Perfeito e Margarida (o amor perfeito tinha como símbolo um Trevo Roxo com pestilos amarelos, e as Margaridas uma Rosa branca com pestilos amarelos, colocadas sobre o peito esquerdo do participante); era uma grande motivação para angariar fundos para as despesas da Paróquia durante todo o ano, como renovação e reparo dos bancos, pinturas e conservação do patrimônio.

Cada partido tinha sua barraca instalada na praça principal com imensa movimentação durante o período da festa; sem dúvida, também havia muita disputa e rivalidades, sem contudo, desvirtua o objetivo e espiritualidade da festa.

Surgiram posteriormente nos anos seguintes, outros partidos como Escola Normal e Colégio Monsenhor Tabosa; e as Bonecas, entretanto, não havia os entusiasmos de outrora, apenas no abrigo lateral da Matriz instalam um grande bar com deliciosos tira-gostos onde se realizam todas as noites encontros de confraternização – o assunto é sempre o passado.

Fonte: Dilson Pontes Chagas, livro Morada Nova em Revista págs.: 186 e 187





FESTA DEDICADA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO E NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS NO BAIRRO ALTO BRILHANTE

A comunidade católica do bairro Alto Brilhante está realizando, no período de 17 a 26 de novembro, uma programação comemorativa alusiva ao Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Graças.

Esta festa está abordando o tema “Não tenha mão aberta para receber e fechada na hora de dar”, conforme o versículo bíblico encontrado em Ecl. 4:30.