Festa do Divino no Estado do Amazonas - Brasil

Festa do Divino movimenta a cidade de Alvarães-AM este mês


 
Símbolo da Festa do Divino (Foto: Divulgação/PMA)
Trazida de Portugal, no século XVII, a tradicional Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em várias cidades brasileiras. No município de Alvarães (AM), a 530 km distante de Manaus, não é diferente. São dez dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais.

 
A festa atrai milhares de pessoas de várias partes da região. O festejo conta com uma programação festiva e de devoção religiosa, divididos em um novenário preparatório e o último dia é reservado a homenagens ao “Menino Imperador”,símbolo da festa, que chega de barco no cais da cidade e desfila pelas ruas da cidade acompanhada por uma multidão de devotos.

Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um "festeiro" administra dezenas de voluntários - às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.

O festejo em Alvarães é tradicional e conhecido em todo Estado. Graças às peculiaridades próprias da região. O momento auge da festa é a celebração de uma missa campal, seguida de uma explosão de fogos de artifícios, que duram quase 30 minutos.
 
Simultaneamente, o lago de Alvarães fica repleto de “barquinhas”, que na verdade são pedaços de madeiras flutuantes, com pequenos estilhaços de velas em chamas, rodeados com papel colorido. Essa mistura gera um efeito visual inexplicável. Surge uma cidade submersa sobre as águas do lago.

Nessa mesma noite, acontecem os shows culturais com artistas regionais e nacionais. Este ano, além de milhares de fiéis a festa terá como atração o cantor sertanejo Leonardo.

A programação 2013

 
Atrações da festa em 2013 (Foto: Divulgação/PMA)
A Festa do Divino Espírito Santo 2013 teve início no último dia nove de maio e vai até o próximo dia 19 de maio. No decorrer da festividade, todas as noites haverá celebrações de missas e ladainhas. Em seguida acontece o arraial do Divino com leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas e shows musicais.

 
No dia 18 de maio (sábado) é o ápice da festa. Nessa data, a festa começa logo cedo, com a tradicional procissão e alvorada até o amanhecer. A partir de dez da manhã, as bandas se revezarão em palco alternativos espalhados pela cidade. À noite, após a missa e a procissão fluvial, as bandas se apresentarão no palco principal montado na praça central do município. Este ano, mais de 20 mil pessoas são esperadas para a Festa do Divino.

 

Festa do Divino: Tudo pronto, a Festa vai começar!

As ruas estão limpas, as praças ornamentadas, o palco e dezenas de barracas e ambulantes se misturam às centenas, milhares de pessoas que chegam de todos os cantos da região pra ver de perto o maior evento do ano da cidade de Uarini. Está tudo pronto pra Festa do Divino Espirito Santo.

O povo do Uarini se preparou como nunca para recepcionar os milhares de visitantes, que durante os dias 16, 17 e 18 de maio participaram deste grande evento, com os shows dos cantores Carlinho do Boi, Vavá Santos e a atração nacional Léo Magalhães.

Um gigantesco palco foi montado na orla municipal, onde se apresentarão as principais atrações da festa. Além disso, camarotes especiais foram montados para recepcionar os convidados especiais e autoridades locais.

Nos hotéis locais não existem mais vagas pra ninguém há vários dias, o que demonstra que a Festa do Divino Espirito Santo já é um grande sucesso.

Os shows devem começar na tarde desta quinta-feira, dia 16 com a participação de bandas locais e regionais que se apresentarão no palco alternativo, montado em frente á principal praça da cidade.

A prefeitura de Uarini se utilizou de todos os recursos disponíveis para fazer com que a cidade estivesse pronta para recepcionar a todos durante a festa. Para isso,ruas foram recuperadas, prédios e praças públicas receberam pintura especial, a segurança foi reforçada e limpeza pública vem deixando a cidade mais agradável para visitantes e moradores.

O prefeito Carlinho ressaltou que “essa festa já ficou na história da cidade. Não só pela estrutura que foi investida, mas por resgatar novamente o respeito o valor cultural que a mesma representa para o povo de Uarini.”

Então, a hora é agora…de aproveitar com alegria e diversão…e sem violência, esses últimos dias da festa do divino espírito santo em Uarini. Quem não vier…paciência…só ano que vem.

 

Urucará, homenageia o Divino

Por: Chaguinha de Humaitá
sábado, 30 de maio de 2009
 
Afeam marca presença com a distribuição de financiamentos aos pequenos e medios empreendedores.
Afeam marca presença com a distribuição de financiamentos aos pequenos e medios empreendedores.
A Festa do Divino é a celebração mais importante de toda a população do Médio e Baixo Amazonas. Ela ocorre já há algumas décadas embora não seja a celebração oficial do patronato religioso de Urucará, em seus 122 anos de existência, cuja padroeira é Santana, a prima de Nossa Senhora. Ninguém, porém, como o Divino Espírito Santo, o Paráclito, aquele que Jesus mandou depois de sua ascensão aos céus, para consolar os cristãos até sua volta, conforme palavras de São João consegue mobilizar tanto o povo daquela região. São esperadas mais de 20 mil fieis e devotos do Divino e seus relatos não deixam qualquer dúvida: A força da fé no Espírito Santo, o Pentecostes do Senhor, é a raiz, origem e explicação de tantos milagres. “Curas, alívios, bênçãos e uma lista enorme de graças e milagres são anotados pelo homem comum, aquele que faz de sua fé inabalável, a razão de sua vida e o motor de sua sobrevivência”, como diz Fernando Falabella, prefeito do lugar. Ele recorda que tudo começou com a descoberta de uma imagem do Divino nas margens do Rio Jatapu, o início histórico da devoção.