Festa do Divino Espírito Santo


 
 

Procissão (em 2000)


Procissão


 

    A festa do Divino (foto acima) teve inicio há 700 anos em Portugal, após o Milagre das Rosas protagonizado por Santa Isabel, quando eram distribuidos pão e carne aos pobres.

    Introduzida no Brasil por volta de 1765, há registros desta festa em todas as regiões do Brasil, sendo que cada uma tem suas particularidades.

    Na Bahia, o Pentecostes é festejado em várias cidades: em algumas, o Imperador do Divino é representado por uma criança (simbolizando Dom Pedro II) e percorre as principais ruas da cidade numa animada procissão seguidas pela Filarmônica onde os músicos estão trajados de marinheiro (há um momento da festa em que os músicos tocam pandeiros e outros instrumentos de percussão, é a chamada marujada). Pela manhã logo cedo tem a alvorada com canto e fogos de artifício.

    Há muitos anos, em Brotas, o Imperador era uma criança e havia também a marujada, mas com o crescimento da festa pessoas dos distritos mais distantes começaram a visitar a cidade montadas a cavalo, e assim participavam da festa. Esta mudança foi absorvida, e hoje o Imperador é seguido por uma comitiva de cavaleiros e amazonas (foto abaixo) que percorrem jubilosos, na tarde de sábado, as principais ruas da cidade ostentando o símbolo sagrado do Espírito Santo, a pomba branca da paz. 

 

Imperador (em 2000)


Imperador



    Em seguida, é feita a parada na frente da Igreja para a multidão saudar o Divino com cânticos e salva de palmas. À noite, o Capitão do Mastro segue num animado cortejo pelas ruas para fincar o mastro em frente à Igreja. Enfeitado de fitas e flores, o mastro traz no topo a bandeira do Espírito Santo.

    No Domingo pela manhã, fiéis de toda a comunidade e ainda de outras cidades se reúnem na Igreja matriz para a missa em louvor do Divino Espírito Santo. Pessoas que conseguem graças pedindo ao Divino costumam vestir-se de vermelho ou acompanhar a missa e a procissão descalças.

    Esta festa é um ritual de fé, esperança e paz, onde os participantes rendem graças ao Divino e renovam seus votos de crença e amor em Deus.