Equinócio de Primavera   

     Entre Fevereiro e Abril agrupam-se várias tradições orientadas no sentido de facilitar à Terra a sua passagem do tempo profano (Inverno), ao tempo sagrado da fertilidade. Esta passagem implica a purificação do grupo social, não só como tal, mas também na sua função de auxílio à germinação da vegetação. Os rituais de purificação abrangem sacrifícios (mentais e físicos), que podem mesmo incluir a morte (real ou simbólica) de um ‘bode expiatório’, representante das culpas do grupo, a análise pública destas culpas, jejuns e abstinência sexual e alimentar, entre outros. O auxílio a prestar à vegetação, na sua fase de germinação, centraliza-se na criação de um clima erótico geral, que antigamente incluía a prática do acto sexual na altura das sementeiras, o desnudamento e a estimulação do riso (Hilaria, ou o riso ritual, realizado nos campos semeados). A morte do Rei (ou substituto) simbolizava também o restauro das forças decadentes e a sua substituição por novas energias.

 

FEVEREIRO             

1 Grandiosa festa ao Senhor Santo Cristo na Praia do Almoxarife na ilha do Faial.

2 Apresentação do Senhor. Candelária. Festa da Purificação de Nossa Senhora, e Nossa Senhora da Estrela, orago da Matriz da Ribeira Grande (ilha de São Miguel), Festa das Candeias no Seminário de Angra. Nas matrizes de Ponta Delgada, Horta e Santa Cruz da Graciosa. Nas igrejas da Candelária e Esperança (São Miguel), Santo Espírito (Santa Maria), praia do Almoxarife (Horta), Candelária do Pico e Fajãzinha das Flores. Começa a novena a Nossa Senhora de Lourdes no Seminário de Angra, Vésperas de São Brás na sua ermida de Santo António na Graciosa aonde afluem centenas de pessoas com ofertas.

11 Aparição de Nossa Senhora em Lourdes em (1858). Festa a Nossa Senhora de Lourdes no Seminário de Angra, na Matriz da Madalena do Pico e em várias igrejas dos Açores e Madeira.

CARNAVAL

24 Quaresma. Procissão de Terceiros na Praia da Vitória e Doze Ribeiras (Terceira), São José (Ponta Delgada), Ribeira Grande, Vila Franca, Lagoa, Penais de Ajuda e Maia (São Miguel), Vila do Porto (Santa Maria), Santa Cruz da Graciosa, Calheta de São Jorge e São Roque do Pico, Procissão de Passos nas Quatro Ribeiras (Terceira).

MARÇO

2 Têmporas. É tradição hoje à noite a mudança do Senhor dos Passos da igreja do Colégio para a Igreja: de Nossa Senhora da Conceição de Angra, Mudança do Senhor dos Passos da Matriz para a Igreja de S, Francisco nas Velas (São Jorge).

3 Procissão de Passos em Angra, Praia da Vitória S. Sebastião e Raminho (Terceira), Lagoa, Mosteiro e Fenais da Ajuda, São Miguel, Velas (São Jorge), Santa Cruz da Graciosa e Corvo,

10 Procissão de Passos em São Bartolomeu, Serreta Porto Judeu e Agualva (Terceira), Ribeira Grande, Nordeste e Bretanha (São Miguel).

Romeiros (S. Miguel)

17 Procissão de penitência na Ribeirinha, de Passe na Vila Nova e Santa Bárbara (Terceira), Matriz d Ponta Delgada, Rabo de Peixe (São Miguel), Vila d Porto (Santa Maria), Santa Cruz da Graciosa e Calhei de São Jorge.

19 São José. Procissão de penitência em São Mateus e Festa a S. José, na freguesia dos Biscoitos com procissão (Terceira), São José de Ponta Delgada, Ribeira Chã, Senhora das Necessidades na Atalhada e c Senhora da Guia na Lagoa (São Miguel), Fajã Grane e Fazenda das Lajes das Flores.

23 Lausperene na igreja do Colégio (Angra). Cobrem-se as cruzes e imagens dos altares. Romaria S. Lázaro.

24 Domingo de Paixão. Instituição do Santíssimo Sacramento. S. Gabriel Arcanjo, orago do Pico ( Pedra (São Miguel). Procissão de Passos na Feteira Altares e Fontinhas (Terceira), Vila Franca, Povoação São Roque, Feteira e Arrifes (São Miguel) e de Triunfo em Santa Cruz das Flores.

25 Anunciação de Nossa Senhora. Orago da Atalhada (São Miguel). Em São Miguel, e tradição no dia de  hoje visitarem as ermidas com a invocação de Nos. Senhora. Festa de Nossa Senhora dos Remédios na sua ermida na Graciosa.

31 Domingo de Ramos. Procissão de Passos em S. Sebastião e Lajes (Terceira), Ponta Garça e Ginetes (São Miguei). O Sagrado Viático visita os enfermos de Água de Alto e Conceição da Ribeira Grande (S. Miguel) e Santa Cruz das Flores.

ABRIL

Quinta-Feira Santa. No fim da Missa, procissão com o SS, Sacramento para o Sepulcro. Lava-pés e sermão na Sé Catedral de Angra, (Seminário).

Sexta-Feira Santa. Procissão do enterro do Senhor na Catedral de Angra, Matrizes de Ponta Delgada (São Miguel) e Horta (Faial). Nas igrejas da Ribeirinha, Porto Judeu, Belém, Cinco Ribeiras, Altares e Praia da Vitória (Terceira) e Calheta de São Jorge. Procissão na Igreja Nova dos Biscoitos (Terceira). Cerimónia religiosa de ALELUIA à meia-noite no Seminário de Angra e Procissão da Soledade na Matriz da Madalena do Pico.

Domingo. Páscoa. Procissão da Ressurreição. No Seminário de Angra, na Matriz da Madalena e Lajes do Pico, São visitados pelo Viático os enfermos da Ribeirinha, Porto Judeu (Terceira). Realiza-se na freguesia de São Pedro da Vila Franca do Campo (São Miguel) a procissão do Sagrado Viático aos enfermos da paróquia. É a festa dos folares e das amêndoas.

Celebração da antiga memória de Nossa Senhora das Dores.

1° Domingo do Espírito Santo. Nossa Senhora dos Prazeres e da Pena, Visita do Viático aos enfermos da Matriz da Ribeira Grande (parte oriental), de Ponta Garça, Furnas, e Penais da Ajuda, São Pedro da Ribeira Seca (São Miguel) e São Mateus do Pico.

23 S. Jorge, mártir e patrono de Portugal. Orago no Nordeste (São Miguel) e padroeiro da ilha de São Jorge. Festa na Matriz da Vila das Velas (São Jorge).

 

Topo da Página

Calendário Cósmico

Página Inicial