Alenquer
Restauração das seculares Festas do Império do Espírito Santo

As Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer, instituídas em 1321 pela Rainha Santa Isabel, vão de novo realizar-se de 25 a 27 de Maio, depois de 60 anos de interregno.

De Alenquer, estas Festas irradiaram para todo o território nacional, onde subsistem em Tomar (Festa dos Tabuleiros), no Vale do Tejo, Beira Baixa ou no Penedo (Sintra) e, com os Descobrimentos, para todo o Império Português, tendo ainda hoje uma presença muito viva nos Açores, Madeira, Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Hawai.

A Comissão das Festas, composta por representantes da Câmara Municipal, Paróquia e Santa Casa da Misericórdia, tem como objectivo realizar as Festas do Espírito Santo plenas de sentido e actualidade, de modo a que sejam festas congregadoras de todo o concelho de Alenquer, celebrando o que de bom se faz em prol da comunidade, sob o lema “O Espírito Santo sopra onde quer”.

O momento alto será no domingo 27 de Maio, dia em que se celebra a Festa do Pentecostes, com a grande Procissão do Espírito Santo às 16h30, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo, onde figurarão as respectivas insígnias – a Bandeira e a Coroa – a que se seguirá o tradicional “Bodo” de pão, vinho, tremoços e sopas de carne, aberto a toda a população.