Antônio Francisco Lisboa - Aleijadinho

Divino Espírito Santo

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado a maior expressão da arte brasileira. Filho do arquiteto e mestre-de-obras Manuel Francisco Lisboa, iniciou sua aprendizagem na oficina do pai. Ainda jovem, tornou-se respeitado nos meios artísticos da Capitania de Minas Gerais, realizando significativos trabalhos como arquiteto, escultor, entalhador e imaginário.

Sua extensa obra, encontrada em diversas cidades mineiras, museus e coleções particulares, pode ser sintetizada em realizações de excepcional concepção arquitetônica e escultórica, como a Igreja de São Francisco de Assis.

Seu apelido advém de uma doença de caráter deformador, contraída por volta dos 40 anos de idade. Há divergências sobre a data de seu nascimento (1730 ou 1738), embora esta última seja mais plausível, já que seu registro de óbito, datado de 18 de novembro de 1814, em Vila Rica, onde também nasceu, conferia-lhe 76 anos. Aleijadinho está sepultado sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte na Matriz de Antônio Dias.