Domingo, 24 de Setembro de 2006

Domingo de S. Carlos

Há 38 anos, consecutivamente, que vou à Missa Solene e Coroação da Festa de S. Carlos.

É habito dominical irmos à missa a esta Igreja, salvo raras exceções.

O meu marido é natural de lá, e como fizemos o nosso noivado a 14-4-1968, nesse mesmo ano, em Setembro comecei com este ritual, que graças a Deus continuo a manter.

Este ano, a missa foi cantada, com um coro composto de seminaristas do nosso Seminário de Angra, e foi muito bonita. A igreja estava cheia, como é costume nos dias festivos, pois durante o ano, alguns cristãos são como aves de arribação, voam para outros sítios, ou desaparecem , tão somente.

Apercebi-me que algumas pessoas já estavam enfastiadas , com o decorrer da missa, o que se veio a confirmar pelo que mais à frente passo a descrever.

Antes da missa terminar, o padre da paróquia, pediu a todos os que se encontravam dentro da igreja, que não abandonassem aquele espaço, antes de se cantar o Te-déum ao Divino Espírito Santo, e logo se precedia à coroação das crianças.

Ouviu-se logo um sururu ...mas se o padre tivesse anunciado, que de seguida havia comes e bebes, todos ficariam satisfeitos!

Ao sair da Igreja, procurei uma sombra, porque queria tirar umas fotos às crianças coroadas , para colocar neste meu post .

Ouvi a seguinte conversa: - "isto não pode ser, estes padres tem de acabar com estas missas à moda antiga, já não é para o nosso tempo!!!

Por acaso não conhecia o senhor, mas ele estava fardado como pertencendo à Filarmônica que ia acompanhar a Coroação.

Apetecia-me lhe dizer. - Olhe lá por acaso também não seria melhor acabar com as filarmônicas, com tudo o que é antigo, enfim com missas, igrejas, e tudo o que vos incomoda ?

Como se o ritual da missa não fosse algo de sagrado onde Deus está presente na Hóstia Consagrada e no meio de nós?!

Como se as "modernices" tenham algo a ver com a nossa ou outra religião que também tem os seus rituais?

A Igreja tem que acompanhar a evolução dos tempos, mas não tem que pactuar com modelos exibicionistas que fazem da Igreja, uma passarlle de modelos à Fátima Lopes!

E mesmo na Igreja, confesso que pequei!

Não há decência, nem decoro, nem respeito no trajar para se ir a uma missa!

Vão de calças de ganga rasgadas, é moda, de barrigas e mais outras partes de fora, é moda, de blusas transparentes, é moda...é tudo moda, mas no meu entender o que  há é muita falta de valores e educação.

Vão vestidas, como se fossem para um "PUB" ou uma "Rave"...e nós os tradicionais, é que somos estes e aqueles!

Valha-nos Deus, pois não  á Santo nem padre que agüente com esta onda!

Se o padre, durante a sua homilia, tiver a triste ou mais pálida idéia de dizer algo acerca da maneira de vestir, para se ir para um local de culto e sagrado, então dizem, que os padres é que afastam os "cristãos", das Igrejas!

Se não for este o pretexto...arranjam outro!

Ao que chegamos, veja-se no início do Século XXI...l á mais para a frente o que se ir á ver?

 

Tenha eu vida, para o ano voltar lá mais uma vez!

 

http://chicailheu.blogs.sapo.pt/