Massa Sovada

Já escrevi e descrevi o que era o doce, "Alfenim"!

Hoje vou dizer o que sei acerca da "Massa Sovada".

O nome vem do ato de sovar a massa, no alguidar de barro, pois quanto mais for sovada, melhor fica e cresce mais no forno, assim diziam os antigos.

Em casa da minha avó sempre se fez a cozedura de massa para o Bodo, e a cozedura de Folares para a Páscoa.

Mas vamos então falar da Massa Sovada.

Num alguidar,  de preferência de barro, junta-se farinha, ovos, manteiga derretida, leite, açúcar, fermento e uma pitada de sal.

O segredo de certas massas, está por vezes nos diferentes fermentos usados, ou então nas quantidades de mais ou menos ovos, manteiga e açúcar.

A massa depois de bem sovada com as mãos, é tapada com abafadores (cobertas feitas com retalho) ou cobertores até levedar. Este processo leva algumas horas, até por vezes uma noite inteira.

Depois de lêveda, e estendida no tendal polvilhado com farinha, fazem-se  bolas com a massa mais ou menos com umas 250 gr. cada. Fica mais umas horas no tendal coberta com alva toalha ou lençol.

Quando a massa está no tendal, ateia-se o lume ao forno.

Quando o forno está bem quente é  esfregado com o "varredor" - pau com ramo de cheiros (várias plantas do campo) na ponta, para espalhar o braseiro.

Depois as brasas são puxadas pelo "rodo", outro instrumento rudimentar, que consiste num pau, com uma tábua na frente que serve  para puxar as brasas excedentes do forno.

Se o teto do forno estiver com cor avermelhada, é porque está no ponto de meter a massa para dentro a cozer.

Usa-se então a "Pá", que é uma comprida pá, onde na parte mais larga na ponta, se coloca a massa em cima de uma folha de "Roca de Velha", planta que tem umas enormes folhas grossas e compridas, que servem para colocar a massa para ir a cozer, e que lhe dá um sabor muito especial!

Depois de cozida, e à saída do forno é besuntada com uma "boneca" de manteiga, ( Pano com manteiga dentro atada com um fio), para que fique brilhante e fofa!

È de comer e chorar por mais!

  

Publicado por chicailheu -

http://chicailheu.blogs.sapo.pt/