Função na Rua de S. Pedro

Após a grandiosa coroação composta por elementos de quase todas as freguesias desta Ilha, e respectivas coroas, bandeiras e varas dos Impérios, teve lugar na Rua de S. Pedro, desde o Império, até quase à ponta que vai até a os Portões da mesma rua e passando para o lado direito do  já referido Império.

Foi um espetáculo  digno e lindo de se ver!

Todas as classes sociais, sentadas em igualdade numa mesa gigantesca, unidos na Irmandade e partilhando as "sopas", o pão " e o "vinho ", como manda a tradição deste Povo ordeiro e hospitaleiro.

Na Graça do Divino, tudo decorreu ás mil maravilhas... até o tempo esteve ótimo, pois o dia amanheceu cinzento e o céu estava nublado.

Ao chegar a coroação, junto ao Império, o Sol brilhou e a alegria que se via no rosto das pessoas que participavam e o encanto das crianças, das lindas coroas e Bandeiras, e até algumas varas, incluindo os Foliões!

Digno de ser visto em qualquer parte do Mundo!

 

A Coroa e a Bandeira do Divino Espírito Santo

 

Os Foliões

O Altar do Império da Rua de S.Pedro

As mesas da Função

 

Sopas, pão e vinho para todos!

Susana Bendito, presidente das Sanjoaninas, (blusa verde e saia branca) ajudando a pôr as mesas...

 

Nota especial e digna de destaque - A Presidente destas Sanjoaninas de 2006, trabalhou lado a lado com o pessoal que a ajudava, e ouviu elogios pelo que ela sempre foi durante todos estes dez dias de festas. Uma belíssima e popular Presidente das Sanjoaninas. Está a Susana Bendito de parabéns!

 Faço minhas as palavras e dou-lhe os meus redobrados parabéns...afinal somos vizinhas!

 
Depois da Função...

A Função foi precedida por uma missa celebrada pelo Sr. padre Carlos Correia, pároco de S. Pedro, no Centro Cultural e de Convívio de Santa . Catarina nas Bicas.

Após a Eucaristia, seguiu-se o Te-déum em latim, ao Divino Espírito Santo e a bênção das Coroas. Depois as crianças foram coroando e saindo em cortejo até ao local onde se ia efetuar o Almoço.

Tinha quatro mesas compridas, cada uma com mais de 10 metros de um lado e outro, mais ou menos.

O pessoal começou ordeiramente a sentar-se, enchendo num ápice aquele enorme espaço.

Primeiro foram servidas as célebres Sopas do Espírito Santo e em simultâneo um cozido completo; carne de vaca, de porco, de galinha, batatas, repolho, cenoura, linguiça, salsicha, toucinho e sangue.

Depois veio a maravilhosa Alcatra , sempre tão desejada e esta estava uma delícia.

Nunca faltou  na mesa, nem pão nem massa sovada nem vinho ou sumo.

Para arrematar a faustosa e requintada refeição, não faltou um belíssimo Arroz Doce. Estava muito, muito bom. Foi de comer e chorar por mais!

Correu tudo muito bem. Gostei muito!

Agora só um aparte: - Em frente a nós, estava um casal e seus dois filhos. Um rapazinho com 11 ou 12 anos, e uma pequena com 9 anos, muito educados à mesa, e vestidos a rigor para este tipo de cerimônias. Ele usava camisa e gravatinha e a linda menina  um lindo e vaporoso vestido azul e tinha florinhas no cabelo.

Seus pais, um casal muito simpático, trocavam impressões com os filhos... dava gosto ver e apreciar!

Recuei no tempo, e revi a minha família; Eu, meu marido e os meus filhos com aquelas idades.

Não pode deixar  de fazer um comentário aquela exemplar família e disse- "Estão de parabéns, que linda família!"

Ao que os senhores agradeceram.

Já não há muitos exemplos destes hoje em dia...

 

Publicado por chicailheu -

http://chicailheu.blogs.sapo.pt/